Coleta de lixo na Orla Sul é tema de reunião entre Emsurb e Frente Parlamentar de Turismo

Serviços Urbanos
30/06/2021 17h00

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira, 30, vereadores que compõem a Frente Parlamentar de Turismo e membros da Associação Orla Sul, representantes dos demais proprietários dos bares e restaurantes que funcionam na região, os quais estão devidamente licenciados pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). O grupo estava acompanhado do presidente da Frente, vereador Fabiano Oliveira.

Na pauta, entre os assuntos discutidos, esteve uma consulta ao representante da empresa municipal sobre a possibilidade de a Prefeitura de Aracaju assumir o serviço de recolhimento do lixo na área, desde que, com uso de container com coletora, tipo compactadora, conforme orienta projeto elaborado e apresentado pelo governo estadual para ser adotado na nova Orla da capital.

Na oportunidade, Luiz Roberto informou que, em reunião ocorrida anteriormente com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a Prefeitura comunicou que esse tipo de operação não consta nos contratos da Emsurb. “Já a Setur, seguindo o Plano de Gestão, anunciava que a mesma seria arcada pelos donos de bares e restaurantes”, disse Luiz. 

“Preocupados com a situação, os comerciantes vieram em busca de explicações técnicas de operação. Em contrapartida, a Prefeitura de Aracaju se colocou à disposição para qualquer tipo de esclarecimento, apoio e consultoria direcionados para os bares e restaurantes situados na orla, cujas obras ainda não foram inauguradas”, enfatizou o presidente.

O gestor da Emsurb lembrou que a coleta de resíduos na extensão da Orla Sul vem sendo executada, através da empresa municipal, dentro da rota que atende o bairro Mosqueiro e de acordo com o peso estabelecido pelo Código de Limpeza Urbana.

No decorrer da reunião com o presidente da empresa municipal, o vereador Ricardo Vasconcelos, que está à frente dos temas voltados para a nova Orla, disse que a Frente Parlamentar de Turismo solicitou essa reunião com a Emsurb, justamente para discutir alternativas que possam evitar possíveis problemas para os 51 comerciantes da região.
 
"Neste projeto do governo estadual, a partir da conclusão da obra, consta a previsão de uso desses equipamentos para misturar resíduos, seja de coco, vidro caranguejo, papelão, etc., em containers receptores e, em seguida, um caminhão faria o recolhimento”, explicou.

O vereador considera que os custos e também a logística serão obstáculos, porque, segundo ele, “não se encontra facilmente uma empresa que possua esse modelo de caminhão e de compactadoras”. Para Ricardo, a concepção do projeto é ótima, moderna, mas, na prática, os problemas são maiores. 

“O Município de Aracaju, por exemplo, conforme informou o presidente da Emsurb, não possui em seu contrato de limpeza pública a disponibilidade para operar com esses veículos e máquinas. Desta forma, o custo seria repassado para os comerciantes. Então, a missão, agora, é encontrar a melhor forma de resolver o problema, de forma sustentável e sem onerar ainda mais os comerciantes que já estão sofrendo desde o início da pandemia”, ressaltou o parlamentar.

O diretor da Associação Orla Sul, Harry Boersma, considerou a reunião com a Emsurb de grande importância.  “Buscamos uma solução prática e estamos prontos para discutir qualquer problema, porque, na verdade, o lixo é nosso problema também. Agradecemos a Luiz Roberto por nos receber, inclusive como consultor, para nos orientar sobre qual caminho seguir”, disse.