No bairro Coroa do Meio, Prefeitura atua para evitar a degradação das áreas de mangue

Serviços Urbanos
30/06/2021 17h30

A Prefeitura de Aracaju executa, de forma regular, diversas ações para evitar a degradação das áreas de mangue do bairro Coroa do Meio, na zona Sul da capital. Essas atividades, que envolvem a limpeza e o monitoramento, foram reforçadas, desde o início de junho, por meio de uma operação realizada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para remover as ocupações indevidas e o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular pela população.

No local, estão sendo retirados lixo, móveis, barracas, bem como o entulho proveniente de um aterramento na margem do mangue, invasão que se fez de forma irregular. Por se tratar de um local extenso e que sofre a interferência direta da maré, o serviço deverá ser concluído nas próximas semanas.

Conforme explicou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, sobretudo nesta região, as ações são programadas de acordo com as demandas sinalizadas pelos fiscais da empresa. "Atuamos rotineiramente com serviços de limpeza. Entretanto, principalmente, após os finais de semana se faz necessário o retorno das nossas equipes, com maquinários e agentes, para recolher os materiais que são descarregados no mangue por carroceiros ou moradores que insistem com essa prática ilegal", informou.

Manter a preservação da área de manguezal do bairro Coroa do Meio tem sido uma das principais lutas da Associação de Moradores dos Ex-Palafitas do Estado de Sergipe, entidade sediada na própria localidade.
 
O presidente Edvaldo Santana, morador há 30 anos da região, lamentou que, ainda nos dias de hoje, com tantas informações sobre a importância da preservação do meio ambiente, o descarte irregular de lixo às margens e no interior do mangue, continue sendo uma prática adotada por parte população, mesmo com a oferta regular dos serviços de limpeza pública.

“A Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, disponibiliza para a comunidade da Coroa do Meio o serviço de coleta de lixo, às terças, quintas e sábados. Já a área do mangue passa por limpeza a cada dois dias e recebe serviço de capinação frequentemente. Há sempre agentes da Emsurb nessa área, inclusive, realizando ação de paisagismo para inibir o despejo de resíduos. Então, não há necessidade para esse tipo de comportamento. Todos precisam fazer a sua parte”, relatou o presidente da associação.

Outras iniciativas
Dentro do âmbito da sustentabilidade e preservação do meio ambiente no bairro Coroa do Meio, a administração municipal disponibiliza à população da localidade e regiões vizinhas um Ecoponto, espaço que oferece contentores e caixas estacionárias para colocação de resíduos recicláveis, volumosos e da construção civil, com exceção do lixo domiciliar.
                                                                                                              
Integrada, também, à programação da empresa municipal, a região é atendida pela coleta seletiva feita em conjunto com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), e programa Cata Treco, que visa auxiliar os cidadãos aracajuanos no descarte de objetos sem serventia.

“Vale ressaltar que assim como nos demais bairros da cidade, a Prefeitura promove, continuamente, ações educativas que estimulam a consciência e sensibilidade socioambiental entre os moradores e comerciantes, principalmente, na questão do descarte irregular de resíduos sólidos. Paralelo a isto, pontos usados para o despejo inadequado de lixo são revitalizados através da intervenção com paisagismo”, ressalta Bruno Moraes.