Prefeitura retoma aplicação da primeira dose em novo drive-thru na zona Norte

Agência Aracaju de Notícias
01/07/2021 11h40

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), retomou nesta quinta-feira, 1º de julho, a imunização dos aracajuanos contra a covid-19, com a aplicação da primeira dose da vacina a todos os cidadãos de 37 e 38 anos, de forma escalonada. Até esta quinta-feira, já são 268.238 pessoas imunizadas, na capital, com a primeira dose, o que equivale a 40,34% da população.

 
A novidade dessa retomada é a disponibilização de mais um posto itinerante de vacinação. Além do drive-thru montado no Parque da Sementeira e das Unidades Básicas de Saúde, a população conta agora com um drive-thru montado no 28º Batalhão de Caçadores (28 BC), situado na zona Norte da capital. Somente no dia de hoje, foram imunizadas 3.109, sendo das quais 809 com a segunda dose.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, acompanhou o início do funcionamento do posto do 28º BC, e destacou a importância de mais uma parceria entre a gestão municipal e as Forças Armadas no combate à covid-19.

“Esse novo drive, instalado na sede do 28º Batalhão de Caçadores, é muito importante porque vai facilitar a vida dos moradores da zona Norte, que não precisam mais se deslocar até a Sementeira. Além disso, trará mais conforto a quem mora por essa região e nos possibilitará avançar mais rapidamente na vacinação dos aracajuanos. Esse posto de vacinação é resultado de uma somação de esforços. É mais uma grande parceria com as Forças Armadas, com o Exército, que nos cedeu o espaço, montou toda a estrutura e ainda nos ajudará na aplicação dos imunizantes. Portanto, agora, Aracaju possui dois drives para as próximas fases da nossa campanha, com a mesma organização para os aracajuanos: um na zona Sul e outro na zona Norte”, disse o prefeito.
 
Edvaldo também fez um apelo aos cidadãos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina para que procurem uma unidade mais próxima de vacinação, já que a imunização, conforme a Organização Mundial de Saúde, só é considerada completa após a aplicação do reforço vacinal.
 
“Reforço meu apelo à população que já tomou a primeira dose e que deverá tomar o reforço até domingo. Não deixem de se vacinar. Somente com o ciclo completo é possível garantir a imunização definitiva contra o vírus. Ao mesmo tempo, continuem usando máscara, mantendo o distanciamento social. É a soma desses fatores que nos ajudará a derrotar o coronavírus na nossa cidade", asseverou o prefeito.  

O comandante do 28º BC, Marcos Aurélio Magalhães, disse que a parceria com a Prefeitura não se resume apenas à instalação do novo drive, mas a uma série de ações de combate à covid-19.
 
"É mais uma ação que estamos contribuindo com a Prefeitura na questão da vacinação, mas nós estamos aí desde o ano passado, no princípio da pandemia, não só o Exército, mas também os militares da Marinha e da Aeronáutica. Todas as forças armadas daqui de Sergipe têm contribuído com várias ações. Já atuamos na distribuição de alimentos, apoio à campanha de vacinação contra a influenza, desinfecção de espaços públicos, apoio logístico de material de pessoal. Então, as forças armadas aqui em Sergipe têm contribuído bastante nesse período de pandemia. Agora, com mais esse posto de vacinação na nossa área, pretendemos dar um fluxo maior e mais uma opção à sociedade sergipana para tomar sua vacina", enfatizou o Comandante.

Opinião semelhante tem o comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, Guilherme Conti Padão. "É uma parceria muito importante. Desde o início da pandemia, as Forças Armadas têm realizado diversas ações, quer queira na capital, Aracaju, ou em todo o Estado, com distribuição de alimentos, apoio nas ações de fiscalização, em parceria com os órgãos de segurança pública. Agora, com o aumento do número de vacinas disponíveis na cidade e abertura de novos postos, essa parceria é ainda mais importante, pois mostra que as Forças Armadas estão sempre próximas da sociedade. Esse posto é mais um espaço para a população, o primeiro da região da zona Norte neste formato, que não precisará se dirigir à zona Sul", reforçou.

Nova fase
A secretária municipal de Saúde, Vaneska Barbosa, também esteve no drive do 28º BC e voltou a explicar que, para evitar aglomerações, nesta nova fase só terá acesso ao imunizante o cidadão que estiver enquadrado na respectiva data. Ou seja, pelo novo calendário vacinal do município, nesta quinta-feira, 1º, serão vacinados somente os aracajuanos de 38 anos, nascidos entre os meses de julho e dezembro de 1982.
 
Na sexta-feira, dia 2, será a vez da população da mesma faixa etária, que nasceu entre janeiro e junho de 1983. Já no sábado, 3, recebem a primeira dose os cidadãos de 37 anos. No domingo, 4, para encerrar, serão imunizados os aracajuanos a partir dos 37 anos que ainda não foram vacinados.

"Aracaju retoma hoje a vacinação com a chegada de mais doses para o estado. Essa etapa visa garantir o planejamento da secretaria, baseado na quantidade de pessoas, pelo IBGE, naquela idade. Para que não haja esse desequilíbrio e a gente consiga fazer a vacinação das pessoas daquela idade que está sendo aberta, a gente faz o dia da repescagem para aquelas que não puderam tomar antes. Aqui é mais um ponto de vacinação para a população da zona Norte, no mesmo modelo do parque da Sementeira. O objetivo também é reduzir o número de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde e evitar aglomerações", detalhou a secretária.

Waneska lembrou ainda que, para ter acesso ao imunizante no novo drive, é necessário estar cadastrado no site “VacinAju” e já ter recebido o código autorizativo. Além dos aracajuanos destas faixas etárias, a gestão municipal dará continuidade à vacinação das grávidas e puérperas, sem comorbidades, acima de 18 anos.
 
A primeira dose se concentra em sete pontos fixos: UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão);  Colégio CCPA (bairro Grageru); Centro Educacional Futuro Feliz (bairro Santo Antônio); Estação Cidadania Radialista Carlos Magno (bairro Bugio); Universidade Tiradentes - UNIT (bairro Farolândia); Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos - CEPJSS (avenida Augusto Franco); e Faculdade Pio X (avenida Tancredo Neves).
 
Aprovação
Diego Carvalho, de 38 anos, aprovou a instalação do drive na sede do Exército. "Aproveitei que hoje é o dia para tomar a minha vacina. Muito feliz por esse posto aqui, facilitou o meu acesso porque eu moro aqui perto. Para mim, foi uma felicidade. Mesmo com a chuva, não deixei para outro dia", relatou.
 
Anácio Costa Caetano, 38, que mora no bairro Soledade, agradeceu a oportunidade de se dirigir a um posto itinerante que fica próximo à sua casa. "É um sentimento grande, porque era um momento muito aguardado e até fiquei ansioso quando foi suspenso, mas graças a Deus retornou e não vejo a hora de tomar a segunda dose para ficar completamente imune. Moro na Soledade, aqui pertinho de casa, e aprovei", disse.

Paulo Henrique Lira dos Santos, 37, disse que não vê a hora de toda a população ser imunizada. "O meu sentimento é de muita felicidade ao ser imunizado com a primeira dose, mas espero que esse vírus vá logo embora e todos sejam vacinados", diz.

Ariedson Costa Silva, 38, classificou a vacina como essencial. "A vacina é essencial. Estou aliviado e aprovo muito. Todos têm de tomar logo", resume.