Em dois meses, Prefeitura amplia em 110% o número de pessoas qualificadas pela Fundat

Formação para o Trabalho
07/07/2021 15h32

Por intermédio das oficinas online ofertadas pela Fundação Municipal de Formação para o trabalho, a Prefeitura de Aracaju qualificou, em junho, 1.127 aracajuanos. No comparativo com o mês de abril, quando 535 pessoas foram qualificadas pelo órgão municipal, a marca atingida no mês passado representa uma ampliação de 110,65% do total de pessoas qualificadas; em maio, foram qualificadas mais 973 pessoas.

A transição das atividades presenciais para as plataformas digitais é uma estratégia adotada pela Fundação para não interromper a oferta de ações de capacitação à população da cidade.

As oficina online proporcionam aos cidadãos uma chance de mudar suas vidas profissionais, de colocar um diferencial em seus currículos ou de se especializar nas áreas que já atuam. Uma dessas pessoas é a jovem Laura Rocha, estudante de Administração.

Desde que conheceu a Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundat localizada no Centro da Juventude, no conjunto Augusto Franco, perto de sua casa, Laura não perde uma oportunidade de participar das oficinas e cursos que foram disponibilizados no local.

Segundo a estudante, a crise estabelecida pela covid-19 também serviu como uma oportunidade para participar de um número maior de qualificações, por meio das ferramentas digitais. "Sempre estou presente, participando porque, com certeza, é um diferencial na minha vida. Através da Fundat, pude fazer cursos que eu não teria condições, e como sou da área administrativa, eu pude fazer cursos e oficinas nas áreas de atendimento, de recepcionista e administrativa", destaca.

Laura conta ter feito também o curso de informática "que as empresas pedem, mas que eu não tinha o certificado antes". "Só me trouxe coisas boas, principalmente nessa época de pandemia, participei de praticamente quase todas as oficinas, foi uma forma de distração e agregou conhecimento. Às vezes não sabemos porque não passamos em uma entrevista e a Fundat mostra isso”, diz.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, explica que, desde o ano passado, o órgão vem comunicando aos cidadãos a importância de se familiarizar com a internet e suas ferramentas, porque apesar de a migração para o ambiente virtual ter sido imposta pela pandemia, a perspectiva é de que as plataformas digitais continuem sendo utilizadas para essa finalidade.

“Cada vez mais nossos serviços estão crescendo e se atualizando. Por meio da internet, podemos alcançar tantas pessoas que precisam e querem ingressar no mercado de trabalho, e esse número reflete isso, as pessoas estão entendendo nosso trabalho que se prova cada vez mais efetivo", explica a presidente, ao ressaltar a importância do empenho de toda a equipe para os resultados alcançados pela Fundação.

Para a diretora de formação profissional da Fundat, Sandra Magna Rezende, atingir a marca de 1.127 pessoas, que de fato participaram das oficinas online de qualificação profissional, não foi tarefa fácil, levando em conta a atual situação pandêmica.

“A efetiva parceria com as conceituadas instituições de ensino superior, instituições parceiras e o compromisso e dedicação da nossa equipe, sem dúvida são os grandes pilares fundamentais para esse alcance tão positivo. O cidadão tem percebido de fato a importância da qualificação e requalificação profissional. Acompanhar as nossas salas de aula online lotadas é motivo de muita felicidade e gratidão”, ressalta a diretora.

Reconhecimento
A secretária e estudante de Radiologia Maria Acácia Silva é mais uma aracajuana qualificada pela Fundat. Recentemente, ela participou de três oficinas. “As oficinas são extremamente expositivas, os professores são realmente renomados, a dinâmica que eles têm adotado é realmente muito boa. Enquanto aluna, eu só tenho realmente a agradecer à Fundat por essa oportunidade. Para quem também está querendo se qualificar, só tenho a dizer que as oficinas são extremamente importantes, pois atendem realmente nossas expectativas”, afirma Maria Acácia.

Estudante de Administração, Victoria Bispo reconheceu a utilidade do serviço de qualificação que é oferecido pela Fundat. “Eu tive a oportunidade de participar da oficina de Educação Financeira. Foi excelente e tivemos um professor qualificado. Quero agradecer à Fundat pela oportunidade. É uma ótima maneira para quem busca uma vaga no mercado de trabalho e também para quem busca se qualificar cada vez mais”, diz.