Crianças e adolescentes assistadas pelo Município participam de projeto alusivo aos 31 anos do ECA

Assistência Social e Cidadania
09/07/2021 15h04

Crianças e adolescentes assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) geridos pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, participaram do projeto “Colad@s com o ECA”, uma celebração aos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei 8.069, em 13 de julho de 1990.

A partir de um roteiro, meninos e meninas com idade entre 11 e 17 anos dos Cras Carlos Fernandes de Melo, situado no bairro Lamarão, do Terezinha Meira, no bairro Olaria e Maria Diná, no 17 de março, preparam conteúdos audiovisuais lúdicos com uma linguagem popular e gírias atuais comumente utilizadas na internet.

O total de seis vídeos, divididos por postagens diárias, serão publicados nas redes sociais da Secretaria da Assistência Social de Aracaju e compartilhados em outras unidades socioassistenciais do município.

De acordo com a gerente do SCFV da Assistência Social de Aracaju, Karine de Oliveira, foram solicitadas autorizações dos pais ou responsáveis pelos usuários para participarem das gravações. Segundo ela, o tema já é trabalhado durante todo o ano.

“Sempre abordamos o ECA em nossas atividades porque as crianças e adolescentes devem conhecer seus direitos e deveres. Pensamos em trabalhar com os vídeos devido ao momento de pandemia, trazendo uma linguagem atual e feita pelos usuários que fazem parte do Serviço. É uma forma deles se identificarem como protagonistas e serem multiplicadores das informações para outros meninos e meninas de suas comunidades e fora dela”, destacou.  

A gerente explica ainda que as atividades presenciais do SCFV estão suspensas desde o início da pandemia, em março de 2020. “Fizemos o contato com os usuários, inicialmente, por grupos de WhatsApp e telefonemas para manutenção do vínculo. Depois, começamos a fazer as atividades de forma remota, com a entrega dos kits socioeducativos nas residências dos idosos, e para a criança ou adolescente, ou pais se dirigem até o Cras e fazem a retirada”, completou.

Entre os assuntos abordados nos vídeos estão “Direitos de crianças e adolescentes, check!”, “Falar do Estatuto da Criança e do Adolescente nunca será cringe!”; “Direitos e deveres à saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, vida;” e “Como ficam os nossos direitos na pandemia?”

A iniciativa foi idealizada pelo oficineiro Ewertton Nunes, profissional que ministra oficinas nos Cras dos bairros Lamarão, Olaria e 17 de Março. Ele desenvolve atividades socioeducativas, a exemplo de aulas de técnicas de teatro, jogos teatrais, improvisação, dança, audiovisual, entre outras, as quais foram adaptadas em decorrência da pandemia do coronavírus.

“A pandemia exigiu que migrássemos para as tecnologias digitais e criássemos novas possibilidades de aprendizado. Preparamos seis vídeos temáticos para a semana do aniversário do ECA que serão divulgados nas redes sociais da secretaria e para usuários de outros Cras. Para aqueles que não têm acesso às tecnologias, entregaremos fascículos temáticos produzidos por um colega de trabalho de um Cras. O objetivo é fazer com que crianças e adolescentes conheçam seus direitos e deveres e se tornem protagonistas de suas próprias histórias, reforçando o papel da família, do estado e sociedade na sua  proteção e garantia de direitos”, explicou.  

Fascículos

Junto à divulgação dos vídeos, também serão distribuídos a usuários do SCFV dos Cras de Aracaju cadernos de atividades produzidos pelo educador social do Cras Terezinha Meira, Cristiano Correia, que aborda, além do ECA, temas como bullying, prevenção ao suicídio, diversidade, consciência negra e tolerância, violência contra a mulher e desigualdade social.