Vigilância Sanitária realizou mais de quatro mil inspeções no primeiro semestre do ano

Saúde
21/07/2021 16h00

No primeiro semestre de 2021, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa), realizou 4.064 inspeções a estabelecimentos comerciais e diversas instituições, a exemplo das escolas públicas e particulares. Destas visitas, 583 foram oriundas de denúncias e, durante o período, foram aplicadas 297 notificações (15 diversas e 282 relacionadas à covid-19) e feitas cinco interdições.

De acordo com a gerente de Ações Estratégias da Vigilância Sanitária e Ambiental da SMS, Jacklene Andrade de Araújo, a realização desse trabalho, integrado com outras secretarias da Prefeitura de Aracaju, é essencial para garantir a abrangência da Saúde Pública em todos os aspectos sociais.

“O fortalecimento das ações em parceria com os órgãos fiscalizadores do município vem demonstrando à sociedade o objetivo de oferecer uma saúde de qualidade em todos os aspectos, principalmente nas questões sanitárias, evitando assim surtos ou problemas maiores”, reforça Jacklene.

Ações
Intensificado desde o início da pandemia, o trabalho de fiscalização em escolas, creches e berçários, garantiu o cumprimento das normas de biossegurança preventivas à covid-19; no período, foram vistoriadas 178 escolas particulares e 74 públicas.

“Com inspeções semanais, em pontos estratégicos da capital, coletamos e enviamos para análise amostras para verificação da qualidade da água fornecida na cidade. Por mês, são coletadas 55 amostras, as quais são enviadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Em um ano, cerca de 660 amostras são coletadas para análise na capital”, enfatiza.

Em atuação, os fiscais da Revisa orientam sobre o limite de ocupação, uso de máscara, distanciamento e disponibilização do álcool em gel nos estabelecimentos. As fiscalizações continuam ocorrendo diariamente, e são intensificadas nos fins de semana e no período noturno para garantir o cumprimento dos decretos.

Denúncia
A Vigilância Sanitária orienta, e quando fiscaliza as adequações necessárias determina um prazo de retorno. Se as medidas forem descumpridas pelos estabelecimentos da capital, denúncias podem ser realizadas junto à Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone 0800 729 3534, digitando a opção 7.

“Quando os pontos descumpridos são de rápida solução, damos um prazo breve para adequação e notificamos o estabelecimento. Em casos mais graves de descumprimento do decreto, podemos até interditar o local. Fazendo uma análise do trabalho da equipe da Vigilância Sanitária e Ambiental neste primeiro semestre, observamos que os resultados foram além das nossas expectativas. Traçamos estratégias de trabalho e estamos conseguindo executar as demandas”, ressalta Jacklene.

A Revisa integra a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS) e é composta pelas gerências de: Saúde; Interesse à Saúde; Alimentos; Qualidade da Água; Alimentos e Serviços Veterinários; Medicamentos e Produtos para a Saúde; e Vigilância em Saúde Ambiental; além da Assessoria de Ações Estratégicas e do Núcleo de Projetos e Arquitetura.