Mais de 400 usuários foram atendidos na UBS Geraldo Magela após reabertura ao público geral

Saúde
27/07/2021 12h37

Há uma semana os usuários da região do conjunto Orlando Dantas voltaram a ser atendidos na sua unidade de referência, a UBS Geraldo Magela, assim como os que são vinculados à UBS Humberto Mourão.

Nesses primeiros oito dias de retomada do serviço na unidade, foram 442 atendimentos, entre consulta médica, consulta por profissionais da equipe de saúde da família, bem como das salas de curativo, vacinas e de observação.

“Depois de um ano e quatro meses como referência de síndrome gripal, retornar ao atendimento geral está sendo uma rotina de readaptação mas muito prazerosa, principalmente com as salas produtivas, de curativos e vacinação. O fluxo mais intenso foi no primeiro dia, pela novidade da retomada, mas conseguimos organizar da melhor maneira possível e os usuários têm se mostrado satisfeitos com essa volta do atendimento geral da unidade”, avaliou a gerente da UBS Geraldo Magela, Maria Aparecida Santana.

Ainda de acordo com a gerente, a retomada do serviço de farmácia também está fluindo bem, visto que enquanto síndrome gripal a UBS manteve essa e todas as outras demandas restritas ao atendimento covid. “Para oferecer um atendimento ainda mais eficaz, somamos as equipes das duas unidades básicas [Geraldo Magela e Humberto Mourão] e nos dividimos nos dois turnos de funcionamento da unidade”, explicou Aparecida.

Pela manhã, são cinco equipes formadas por quatro enfermeiros e cinco técnicos; cinco médicos; um odontólogo e dois auxiliares; um assistente social; três auxiliares administrativos e 23 agentes comunitários de saúde. Já à tarde, são quatro equipes compostas por quatro enfermeiros; quatro médicos; um odontólogo e dois auxiliares; um assistente social e 23 agentes comunitários de saúde.

Novo prédio da Humberto Mourão
No início do mês de julho, em visita técnica ao prédio da UBS Humberto Mourão, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, acompanhada dos gestores da Defesa Civil Municipal, da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e do Conselho Municipal de Saúde, constatou um problema estrutural na unidade, o que resultou na interdição do prédio.
Até que a nova sede seja construída, as equipes de saúde da família se somaram para atender os 16 mil usuários vinculados à Humberto Mourão, na UBS Geraldo Magela.