Aracaju vacinou 3.380 pessoas nesta sexta-feira, 6, e inicia nova idade no final de semana

Saúde
06/08/2021 19h12

A capital encerra mais uma semana de campanha de imunização contra a covid-19 com 358.797 aracajuanos vacinados. Somente nesta sexta-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju vacinou 2.124 pessoas com a primeira dose e 1.256 pessoas com a segunda. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguirá neste sábado, 7, contemplando, além dos grupos prioritários vigentes, a população com 25 e 26 anos.

Vacinada no ponto montado na Uninassau, a jovem Sweny Poliana, disse se sentir mais tranquila após a primeira dose. “Tinha visto que esse ponto estava aberto para vacinação e foi o local mais próximo da minha casa. Já aguardava minha vez e vou seguir tomando todos os cuidados, até porque já estagiei na área da saúde e sei bem como é estar exposto às contaminações”, declarou a estudante que reside no bairro Ponto Novo.

Nas proximidades do centro da cidade, a atendente Priscila Paloma buscou sua vacina no ponto montado no Aracaju Parque Shopping e saiu feliz por ter chegado sua vez. “Como trabalho no Siqueira Campos, esse ponto já faz parte do meu roteiro. Não demorei nem dez minutos até a hora de receber a vacina. O atendimento foi muito bom e me sinto muito feliz, porque essa vacina é uma dose de esperança”, considerou.

Para a primeira dose, as pessoas podem acessar o serviço nos seguintes pontos: drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores, das 8h às 17h (mediante o código de validação); e em seis pontos fixos, que funcionam das 8h às 16h - Aracaju Parque Shopping (Industrial), Uninassau (avenida Rio de Janeiro), Estação Cidadania Radialista Carlos Magno (Bugio), Externato São Francisco de Assis (Suíssa), Shopping Riomar (Coroa do Meio) e Unit (Farolândia).

Segunda dose

Quem já cumpriu o intervalo necessário, de acordo com o imunizante recebido, também tem acesso à vacinação. Julio Silva Souza foi até o drive montado no Parque da Sementeira para receber a sua segunda dose como profissional de saúde.

“Não dá pra tomar apenas uma dose, tem que completar o ciclo vacinal com as duas. O vírus ainda está circulando e precisamos nos proteger ao máximo. Além da vacina, é importante continuar seguindo todos os protocolos, usando máscara e higienizando as mãos. Até porque, muitas pessoas ainda não se vacinaram. Não pode vacilar!”, alertou Júlio.

Para este final de semana, são pontos de segunda dose da vacina Astrazeneca: UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) e UBS Hugo Gurgel (Coroa do Meio), e o drive, no Parque da Sementeira.

Já as pessoas aptas a receber a segunda dose da Pfizer, devem buscar o serviço nos seguintes pontos: Externato São Francisco (Suíssa) e o drive thru do Parque da Sementeira.

Quem se vacinou em junho e ainda não recebeu a segunda dose da vacina CoronaVac, tem o Auditório Antônio Vieira Neto da Escola Presidente Vargas como ponto de vacinação.

Os pontos fixos funcionam das 8h às 16h, e o drive do Parque da Sementeira segue aberto até às 17h. Para a segunda dose não necessita de código em nenhum ponto, apenas documentos pessoais e o cartão de vacina onde a primeira dose foi registrada.

Gestantes, puérperas e lactantes

Lactantes com código, gestantes e puérperas recebem sua vacina apenas no Auditório Antônio Vieira Neto, das 8h às 16h, localizado na praça Dom José Thomaz, bairro Siqueira Campos. Para ter acesso ao serviço é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência de Aracaju, além de um documento que comprove a condição da mãe (exame de sangue, ultrassom, caderneta da gestante ou certidão de nascimento bebê).