Moradores do Bugio elogiam eficiência das lâmpadas de LED instaladas no bairro

Infraestrutura
16/08/2021 08h00

A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta semana a modernização do parque de iluminação pública da capital. O prefeito Edvaldo Nogueira realizou o acendimento da primeira lâmpada de LED, símbolo de mais um progresso que começou pela avenida Poço do Mero, no bairro Bugio e se estenderá para toda a capital em um prazo de 18 meses.

A população está acompanhando a troca das lâmpadas e aprova a nova iluminação na região. “Traz mais qualidade e segurança, é bem mais potente. Vai trazer também uma redução nos gastos públicos. As lâmpadas de antes funcionavam bem por aqui, mas agora, com o LED, a claridade é muito mais confortável”, elogia o comerciante Evânio de França.

Caio Felipe Ferreira, vendedor, destaca a maior sensação de segurança no local em que mora desde que nasceu. “Com a nova iluminação de LED sei que vamos nos sentir mais seguros para voltar para casa à noite. Sei que vai ficar melhor para transitar no bairro. Tem a questão econômica também que é muito importante, porque esse tipo de lâmpada gasta menos”, ressalta.

Jorge Carlos Dias, morador do bairro desde o ano 2000, avalia que as novas luminárias vêm para facilitar o movimento dentro do bairro. "Agora, fica mais fácil para circular por aqui. As coisas boas estão acontecendo no Bugio, e tenho a certeza de que, quando a nova iluminação estiver toda instalada, vai deixar as famílias muito felizes”, diz.

“A cidade inteira será beneficiada e isso é grandioso. Graças a Deus que a Prefeitura vai trocar todas as lâmpadas da capital. Em alguns locais a iluminação deixava a gente um pouco incomodado, agora sei que teremos luz mais adequada para todos, como a gente merece”, agradece o aposentado Tadeu Cavalcante, morador do Bugio há 11 anos.

A PPP da iluminação pública
A Parceria Público-Privada firmada pela Prefeitura com a empresa Conecta Aracaju resultará na troca das lâmpadas atuais, de vapor de sódio, por lâmpadas de LED em mais de 59 mil pontos luminosos da capital. A empresa atuará na melhoria e expansão da rede, na implantação do sistema de telegestão e na manutenção de todo o parque de iluminação. Ao todo, o consórcio vai gerir a rede de iluminação da capital sergipana por 13 anos, efetuando troca de lâmpadas e atendimento à população. Também será implantada iluminação especial em 16 pontos turísticos da cidade.

Após consolidar toda a modernização, a estimativa é de geração de economia de 50% para a Prefeitura, já que a tecnologia de LED é 80% mais econômica do que as lâmpadas à vapor e 30% do que as fluorescentes.