Prefeitura detalha PPP da iluminação pública a gestores do município de Estância

Infraestrutura
17/08/2021 16h10

Em reunião realizada nesta terça-feira, 17, os secretários municipais da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, da Fazenda, Jeferson Passos, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio, receberam o prefeito de Estância, Gilson Sousa, e sua equipe para apresentar o projeto da Parceria Público-Privada da iluminação pública, firmada pela Prefeitura de Aracaju com o Consórcio Conecta Aracaju S/A.

O encontro foi solicitado pelo gestor do município da região Sul para entender os pormenores da parceria que se tornou um case de sucesso no país. Com o contrato firmado pela Prefeitura, haverá a implantação, em um prazo de 18 meses, da tecnologia de LED em quase 60 mil pontos luminosos na capital sergipana, com economia de energia em 61% e redução nos gastos públicos com iluminação.

Segundo Gilson, a ideia é de aderir a um modelo similar para modernização do parque de iluminação de Estância. “Aracaju saiu na frente neste quesito no país inteiro. Tivemos interesse em conhecer, entender esse processo. O prefeito Edvaldo Nogueira colocou sua equipe à disposição para nos ajudar em um curto espaço de tempo. Aprendemos muito, estamos abreviando os caminhos graças ao conhecimento passado aqui. O que mais chama atenção é o ganho do ponto de vista financeiro, além do embelezamento da cidade, melhoria na segurança pública e a iluminação especial em pontos turísticos. É um grande avanço, e tentaremos levar esse desenvolvimento para Estância", destacou.

O secretário municipal da Infraestrutura de Aracaju, Sérgio Ferrari, enfatiza que a agilidade dada ao processo pela pasta da Infraestrutura (Seminfra) fez Aracaju se tornar modelo no quesito.
 
“Depois que a Seminfra realizou a PPP, tivemos uma situação muito diferenciada em relação ao restante do país: conseguimos conceber, contratar e elaborar a parceria em um tempo muito curto, e isso deixou um referencial junto à Caixa Econômica Federal, que indica a Prefeitura de Aracaju a quem os procura, por conta do sucesso que tivemos. Depois de concluir o processo, também somos o município que inicia a troca de lâmpada mais rápido. Isso nos dá a certeza de realizar um trabalho de boa qualidade, e é uma satisfação receber outros municípios para trocar experiência e fazer com que eles tenham facilidade para implantar este serviço”, enfatizou.

Os secretários do município de Aracaju apresentaram informações importantes aos gestores de Estância, como o processo de lançamento de edital da PPP, aspectos financeiros do plano e seus benefícios, a exemplo da redução do consumo de energia, implantação do sistema de telegestão e sistema de atendimento ao cidadão.

Participaram da reunião, também, membros da equipe do prefeito de Estância: o secretário da Infraestrutura, Lyndon Johnson; o secretário de Finanças, Marcos Silva; e o assessor de planejamento Breno Vítor.

PPP da iluminação pública
A PPP fará de Aracaju a primeira capital do país a ter todo o seu parque iluminação pública com a tecnologia de LED. O início da implantação de luminárias de LED aconteceu no último dia 10, na avenida Poço do Mero, no bairro Bugio. O consórcio irá gerir a rede de iluminação da capital por 13 anos. Ao fim do período, o parque da iluminação pública será devolvido ao município.