Movimento intenso marca primeiro dia de vacinação dos aracajuanos de 20 e 21 anos

Agência Aracaju de Notícias
20/08/2021 22h22

O frescor da juventude tomou conta dos pontos de vacinação contra covid-19, disponibilizados pela Prefeitura de Aracaju, nesta sexta-feira, 20. A energia revigorante dos jovens marcou o primeiro dia de vacinação dos aracajuanos de 20 e 21 anos, e o movimento pró-vacina ganhou força na batalha contra o Sars-Cov-2. Até a próxima segunda-feira, 23, quando será encerrada a etapa de vacinação de pessoas entre 18 e 21 anos, são esperados 27 mil aracajuanos nos pontos de vacinação da capital sergipana.
 
Coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a campanha de vacinação alcançou um público expressivo de 10.113 pessoas, durante todo o dia de hoje, sendo que 7.834 receberam a primeira dose do imunizante e as demais 2.279 concluíram o ciclo vacinal com a segunda dose. Com os números desta sexta, Aracaju chega aos 59,93% da população geral vacinada. 

Para essa etapa, a população conta com cinco pontos fixos, além dos drive-thrus. Em todos estes locais, a movimentação foi animadora, no sentido de ampliar o quantitativo de pessoas vacinadas contra a covid-19, principal forma de barrar o desenvolvimento do vírus e, portanto, a forma mais eficaz de controlar a pandemia e salvar vidas. 

O engajamento dos jovens foi visto de uma ponta a outra da capital, a exemplo da vacinação na Universidade Tiradentes (Unit), localizada na zona Sul da cidade. 

Por lá, uma das pessoas que saiu com o sorriso demonstrado pelos olhos e a vacina no braço foi a estudante de Enfermagem Aialla Barbosa, de 20 anos, que, antes, chegou a imaginar que a sua hora demoraria um pouco mais. 

“Poder me vacinar, hoje, superou minhas expectativas e isso mostra que, em Aracaju, a vacinação tem avançado, o que é muito bom. Estava muito ansiosa e, durante todo esse período de pandemia, mantive todos os cuidados e, apesar de saber que ainda teremos que continuar com eles, já é um alívio muito grande ver que a vacinação chegou a essa faixa etária. Assim, espero que contemple outras muitas pessoas e possamos sair desse momento tenso”, afirma Aialla. 

Para o estudante de Educação Física, Lucas Freire, de 20 anos, é empolgante ver tantas pessoas podendo ser vacinadas. “Nos dá esperança de que, em breve, poderemos voltar a ter uma certa tranquilidade com relação à pandemia. Outro alívio é saber que todos da minha casa estão vacinados. Agora, é admirar a vacinação avançando”, frisa. 

Na outra ponta da cidade, na zona Norte, a população teve o Aracaju Parque Shopping como referência para a vacinação contra covid-19 e, por lá, a cada senha chamada para a vacinação contava com palmas de entusiasmo. 

O vendedor ambulante Maurílio Santos, de 20 anos, levou um familiar para não perder o registro fotográfico do momento tão aguardado. 

“A ansiedade era muito grande e, por ser um momento tão especial, quero que fique registrado. A gente se anima quando abre a vacinação para novas idades e precisamos comemorar, sim, porque só a vacina vai nos colocar numa fase melhor”, ressalta Maurílio. 

Consciente dos cuidados, atendente de Telemarketing, Larissa Oliveira, de 21 anos, aproveitou e deixou o recado para a importância da população contribuir com as ações preventivas. 

“Moro numa casa com outras sete pessoas e tive covid por duas vezes. A minha maior preocupação era com a minha avó. Com ela vacinada, fiquei mais tranquila e, hoje, podendo receber a vacina também, me sinto muito contente porque é um sinal de que estamos avançando. Porém, ainda me preocupo muito já que algumas pessoas não tomam os cuidados e outras, que já poderiam ter tomado a vacina, ainda não se vacinaram. É preciso que a população faça a sua parte para que possamos sair da pandemia” salienta Larissa. 

Programação especial 
Aracajuanos de 20 e 21 anos seguem sendo vacinados, neste sábado, dia 21. Já a população de 18 e 19 anos poderá receber a primeira dose no domingo, dia 22, e na segunda-feira, dia 23.

Para ter acesso ao imunizante, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju, em nome da pessoa ou dos pais, com data dos últimos seis meses.

Nessa etapa, os usuários poderão optar por um dos cinco pontos fixos, das 8h às 18h, instalados nos seguintes locais: Shopping Riomar (Coroa do Meio), Aracaju Parque e Shopping (Bairro Industrial), Estação Cidadania (Bugio), Universidade Tiradentes (Farolândia) e Uninassau (avenida Augusto Franco). Também será possível receber a primeira dose da vacina nos drive-thrus do Parque da Sementeira e 28º Batalhão de Caçadores, das 8h às 19h, após cadastro no portal "VacinAju" e liberação do código autorizativo.

Para comemorar o encerramento da vacinação para a população adulta, no sábado, 21, e domingo, 22, será realizada uma programação especial com ações esportivas, musicais e orientação para o mercado de trabalho, no drive do Parque da Sementeira, no Jardins, e na Estação Cidadania, no Bugio. 

A programação é realizada pelas Secretarias Municipais da Saúde (SMS), da Juventude e do Esporte (Sejesp), da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e contam com apoio logístico da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Guarda Municipal (GMA).