Prefeitura reforça importância do psicólogo e garante oferta de atendimentos psicológicos

Saúde
26/08/2021 16h45

Nesta sexta-feira, dia 27, o Brasil comemora o Dia do Psicólogo, e a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), destaca a importância desta profissão, garantindo à população acesso a atendimentos psicológicos, em diversos níveis, no âmbito da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps).

A data relembra a regulamentação da profissão da psicologia no país, que há quase 60 anos foi regularizada pela Lei nº 4.119/62. “É importante o papel do psicólogo na saúde pública, porque ele é um dos responsáveis também pelo papel de transformação no olhar dos processos de saúde e de doença dos nossos usuários na medida em que observa os fatores subjetivos, emocionais e as condições de vida do sujeito”, explica a apoiadora institucional da Reaps, Mairla Protázio.

Conforme destaca a coordenadora, cuidar da saúde mental não é só para os casos crônicos. “Vai desde pequenas miudezas de quadros inespecíficos a sofrimentos mentais leves, por exemplo. Passamos por um período com muitos fatores estressantes e ter essa rede de saúde com ofertas de saúde mental é garantir direitos humanos. O cuidado em saúde mental se dá na perspectiva de ajudar e instrumentalizar a pessoa a lidar com problemas e fatores estressores de outra forma, de maneira mais saudável. Todos os serviços visam a produção de autonomia do sujeito, inclusive, ampliando o protagonismo sobre os seus direitos”, enfatiza a coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho. 

Acesso
A Prefeitura de Aracaju garante acesso a atendimentos psicológicos em diversos níveis no âmbito da Reaps, cujo acesso começa a partir das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e alcança até mesmo atendimento remoto, para dar conta da demanda decorrente da crise sanitária que tem afetado o emocional da população. 

Chenya Coutinho explica que o acesso a consultas em psicologia presencial ambulatorial devem ser a partir das Unidades Básicas de Saúde, ou seja, o usuário precisa ser referenciado e encaminhado através da unidade de saúde mais próxima da sua casa. Hoje, são 11 unidades de saúde que ofertam atendimento com psicólogos.
 
“Algumas dessas unidades contam com psicólogos e outras com psicólogos e psiquiatras. Para atendimento por esses profissionais é necessário um encaminhamento de um profissional da equipe de Saúde da Família, para inserção na fila de regulação. O setor de regulação fará classificação por ordem de prioridades ou de necessidades de acordo com encaminhamento e situação de saúde da pessoa”, esclarece. 

Caps
Os casos crônicos, que necessitam de um tratamento mais aprofundado, são atendidos em seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps), unidades que contam com equipes multiprofissional compostas de psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, educadores físicos, entre outros profissionais.

Dos seis Caps disponibilizados pela Reaps, cinco funcionam em regime de plantão 24 horas por dia, categorizados como tipo 3, e um em horário comercial, de segunda a sexta-feira, se enquadrando no tipo 2. Quatro destes Caps atendem pessoas em sofrimento psíquico e transtorno mental e dois atendem casos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

“Para os casos de surtos e urgências psiquiátricas, a Prefeitura de Aracaju contratou o serviço de urgência mental do Hospital São José. O modelo preconizado na capital é ligado à necessidade de respeito ao quadro de sofrimento e crise mental de cada paciente, na busca por reforçar os vínculos entre o serviço público e a sociedade. Mesmo durante a pandemia, esse serviço não parou, obviamente seguindo as recomendações de biossegurança. Algumas atividades tiveram que ser ajustadas às medidas restritivas, mas os trabalhos seguem acontecendo”, esclarece a coordenadora.