Prefeitura conclui curso de capacitação para jovens dos bairros 17 de Março e Santa Maria

Agência Aracaju de Notícias
27/08/2021 17h25

Em continuidade às ações executadas a partir do "Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju - Construindo Para o Futuro", a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Assistência Social, concluiu nesta sexta-feira, 26, mais um curso profissionalizante, voltado para jovens que estão à procura da primeira oportunidade de emprego.


O curso, de operador de caixa, que teve início no último dia 16 de agosto, com carga horária de 40 horas e participação de 14 alunos, foi coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Mercadológicas, com aulas realizadas na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), situada no bairro 17 de Março, com todos os cuidados preventivos ao contágio pelo novo coronavírus.

A capacitação profissional foi possibilitada a partir da construção de obras de infraestrutura social e urbana que estão acontecendo nos bairros 17 de Março e Santa Maria, com recursos de financiamento superior a R$400 milhões, conquistado pelo Município junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2019.

Nesse sentido, a ideia do Programa de Requalificação Urbana é realizar uma total reformulação urbanística nessas localidades, na busca por desenvolvimento econômico e social, a partir da construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, 11 praças, sendo nove no 17 de Março e duas no Santa Maria, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), uma maternidade e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef).

A assistente social do Programa de Requalificação do Centro de Estudos e Pesquisas Mercadológicas, Ana Flávia Oliveira, destacou a importância da capacitação profissional para os jovens da região.  

"O curso operador de caixa teve início no dia 16 e foi encerrado hoje. Foram dez encontros, sempre de 8h às 12h, completando uma carga horária de 40 horas semanais. O público é do 17 de Março e do Santa Maria, entre homens e mulheres, totalizando 15, mas só 14 concluíram, porque uma encontrou emprego em virtude de ter participado de outros cursos do projeto", afirmou a coordenadora.
 
Ana Flávia explica que a metodologia do curso se aproxima da realidade a qual os alunos vão encontrar no mercado de trabalho. "A  gente idealiza a aproximação, de colocar os participantes como atores principais desse processo ensino/aprendizagem. Aí trouxemos alguns vídeos motivacionais, conteúdo e alguns profissionais da área para que eles tivessem um laboratório de prática. Como o curso é profissionalizante e a carga horária é de 40 horas, não há tempo para eles irem para o espaço de campo para desenvolverem as ações".

A coordenadora faz questão de ressaltar que existe um olhar diferenciado para com as jovens adolescentes que participam do curso e que já têm filhos pequenos.
 
"A gente sempre visa ter um cuidado com a comunidade, porque a gente observa que aqui há muitas mães adolescentes, que não têm com quem deixar os filhos, e a gente oportuniza esse espaço aqui também, para que elas deixem as mães desenvolverem as suas ações, ficando com a gente no escritório de atendimento ou com a própria mãe, desenhando ou fazendo outras atividades. É uma forma que a gente busca garantir que essas mulheres continuem se profissionalizando para serem inseridas no mercado de trabalho", relatou.
 
Além do curso de operador de caixa, já foram ministrados, em outras oportunidades, cursos de  cuidador de idoso, de garçom, formatação de computadores, comunicação digital, de instalação de sistemas operacionais e aplicativos, e auxiliar administrativo.

Novos cursos
No mês de setembro, revela Ana Flávia, serão ofertados os cursos de dança e teatro. "A carga horária será um pouco maior. O curso de teatro terá 32h semanais e o de dança 16h. Serão um pouco mais extensos, porque, como são voltados para a arte, as pessoas que estarão envolvidas nos cursos desenvolverão um espetáculo que será apresentado em dezembro, no Festival de Cultura e Arte, junto com a entrega de uma das praças que está sendo construída na localidade. Para participar do curso, basta o interessado se dirigir à Fundat, ter idade a partir dos 14 anos e ser morador do 17 de Março ou Santa Maria".

Certificados
Jéssica Maria dos Santos, de 30 anos, recebeu com orgulho o seu certificado de conclusão do curso profissionalizante. Ela afirma que gostou de ter participado do curso e, agora, sente-se mais preparada para o mercado de trabalho. "O curso foi excelente, de bastante aprendizado e vou levar para a vida. Aprendemos bastante e só tenho a agradecer ao pessoal responsável pelo curso oferecido aqui no 17 de Março, porque só enriquece as pessoas na questão da qualificação para conseguir um trabalho. Hoje saio daqui mais qualificada para o mercado de trabalho", elogiou.
 
Raniele Jamson da Silva, 24, agradeceu a oportunidade de qualificar seu currículo. "É uma ótima oportunidade, porque vários comércios precisam de operador de caixa. É a área que escolhi para me qualificar e crescer profissionalmente. Amei o curso, porque não tem tantas oportunidades para jovens, porque a maioria das empresas pedem experiência e esse curso é mais um conhecimento para a gente exercer a função", disse.

Luiz Gustavo Santana dos Santos, 16, também gostou do curso. "Eu amei, gostei bastante e a minha avaliação é nota dez. Estou querendo ajudar minha família e procuro sempre fazer esses cursos para ter mais experiência e conseguir melhores desempenhos", afirmou.