Prefeitura alinha orientações de biossegurança para o retorno seguro das aulas presenciais

Educação
30/08/2021 18h47

Na tarde desta segunda-feira, 30, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), reuniu diretores escolares da rede e empresas terceirizadas que prestam serviço nas unidades de ensino, no Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), para alinhar os protocolos de segurança para o retorno das aulas presenciais das escolas da rede, que está previsto para o dia 13 de setembro

Além de coordenadores da Semed e diretores das escolas, estiveram presentes também representantes das empresas VBX Refeições Coletivas (alimentação escolar), Estrela (cuidadores de creche e administrativo) e N&C (cuidadores da Educação Especial).

Durante a ocasião, a Semed reforçou questões inerentes às orientações, ouviu todas as partes e dialogou em prol da busca de soluções para questões específicas.

"Nossos documentos oficiais com os protocolos foram enviados para todas as empresas e pedimos para que todos respeitem as recomendações ali contidas. Peço que trabalhemos juntos, em colaboração, dando as mãos e nos fazendo vencer juntos. Por isso, após reuniões somente com as empresas e somente com os diretores, era necessário fazer essa ponte para que haja o alinhamento das orientações entre todos", ressaltou a secretária da Educação, Cecília Leite.

Valéria Moraes, diretora da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso, localizada no bairro José Conrado de Araújo, foi uma das gestoras presentes na reunião. Ela afirma que esse encontro entre representantes das terceirizadas e gestores escolares é de suma importância para uma volta às aulas segura e bem planejada.

"Assim, a Semed tenta minimizar possíveis dificuldades que podemos ter. Ao relatarmos as nossas angústias e dificuldades, sejam elas estruturais ou físicas, antecipamos soluções para tudo aquilo que surgir, enfrentando tudo de uma maneira mais leve, estudada e planejada", relata a diretora Valéria.

Planejamento

Desde julho, a Prefeitura de Aracaju, através da Semed, vem promovendo uma série de reuniões, ações e formações para o planejamento de retorno às aulas presenciais. Já foram disponibilizados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos alunos em todas as 74 unidades escolares da rede.

Além disso, a Secretaria realizou adequações da estrutura física e uma série de encontros voltados a todos os funcionários das escolas municipais voltados a professores, gestores, equipes diretivas, de limpeza, porteiros, merendeiras, cuidadores e servidores do administrativo das unidades de ensino.
 
As formações abordam as medidas de biossegurança que estarão presentes em todas as  unidades de ensino, no transporte, e em toda a rotina da unidade, incluindo a comunicação com a comunidade escolar.