Encontros com Núcleos de Defesa Civil da Comunidade são retomados de forma online

Defesa Civil
31/08/2021 10h00

Formados a partir de 2017, através de processos de capacitação e interação com a Defesa Civil de Aracaju, os Núcleos de Defesa Civil da Comunidade (Nudecs), já presentes em nove bairros da capital, auxiliam a gestão municipal a mapear e monitorar as áreas de risco da cidade.

As reuniões presenciais do grupo, antes periódicas, precisaram ser suspensas devido às medidas de restrição para o controle da pandemia do coronavírus. Entretanto, como alternativa para reestabelecer algumas das atividades, os encontros foram retomados na modalidade online, reunindo, por meio de videoconferência, integrantes dos núcleos para diálogo em tempo real com os agentes da Defesa Civil.

Essa experiência foi efetivada na semana passada com os Nudecs Soledade e Jabotina. De forma inaugural, o encontro, adaptado à nova realidade, ampliou o espaço de diálogo direto da gestão municipal com as comunidades, possibilitando o acolhimento de demandas e compartilhamento de informações pertinentes à redução de riscos.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, ressalta que houve boa adesão ao método. "As pessoas que já participavam dos encontros anteriormente marcaram presença na reunião. Para aqueles que não puderam comparecer, por algum motivo, mantemos o diálogo por outras plataformas, compartilhando, inclusive, as pautas discutidas durante a videoconferência", explicou.

Segundo Silvio, apesar das limitações provocadas pela pandemia, o contato e atenção aos Núcleos foi mantido com o auxílio da tecnologia. "Por meio de grupos de WhatsApp, estabelecidos com os membros dos respectivos Nudecs, mantivemos atenção às suas demandas, com vínculo ativo e assegurando resposta aos anseios da comunidade, diante das necessidades que surgiam", pontuou.

Membro do Nudec Soledade, Eduilson Almeida ressalta que o primeiro encontro online foi proveitoso. "Gostei da forma como foi conduzida [a reunião]. Temos expectativa para retomada das atividades presenciais, mas essa experiência da reunião remota foi bem positiva", avaliou.

Em Aracaju, as áreas de risco são mapeadas e monitoradas continuamente pela gestão municipal, através da Defesa Civil, com base em ações estratégicas e contínuas. O órgão, que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolve ações preventivas e de resposta às ocorrências, especialmente diante de situações adversas ocasionadas por fenômenos naturais, como é o caso das chuvas, ventos fortes, transbordamento de rios, ou ainda deslizamentos de terra, desabamentos, dentre outras demandas.

Entre as ações que colaboram para a redução de riscos está a atuação dos Núcleos de Defesa Civil da Comunidade. As localidades selecionadas para integrar o projeto de maneira prioritária são as de maior vulnerabilidade aos fenômenos naturais ou geológicos.

Para Eduilson Almeida, a formação do núcleo impactou de forma positiva na comunidade. "A criação dos Nudecs foi de suma importância. Esse núcleos tornaram-se porta-vozes da Defesa Civil dentro de suas comunidades. Então, ocorrências que antes levavam um certo tempo para serem comunicadas ou direcionadas para a própria Defesa Civil, passaram a ter um tempo bastante reduzido. Hoje, conseguimos encaminhar as demandas em tempo real e com rápida resposta do órgão", frisou acrescentando o contato estabelecido mesmo durante a pandemia, através do aplicativo de conversas.