Prefeitura prepara montagem das estruturas para Feira de Pescados

Serviços Urbanos
08/09/2021 19h15

A Prefeitura de Aracaju concluiu a montagem das estruturas para mais uma edição da Feira de Pescados, que será realizada de 9 a 11, na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais. Ao longo desta quarta-feira, 8, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) instalou as 60 bancas e organizou o local para a comercialização dos produtos. 

De acordo com a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), o local, projetado exclusivamente para a comercialização de peixes, mariscos e crustáceos, atenderá as medidas de distanciamento social e de higienização, em cumprimento às recomendações sanitárias e aos decretos estadual e municipal de enfrentamento à covid-19. 

"Assim como ocorreu na Semana Santa, serão disponibilizadas pedaleiras com álcool em gel, nos acessos de entrada e saída da feira, lavatório com água e sabão para limpeza das mãos e aferição de temperatura. Teremos, também, a presença de fiscais e orientadores para evitar situações de aglomeração. Ou seja, tudo foi pensado para garantir um local controlado para consumidores e comerciantes”, detalhou o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento, Bira Rabelo.

Para a limpeza do ambiente a empresa municipal contará com uma equipe fixa. Já o descarte dos resíduos será feito através de 30 contentores distribuídos estrategicamente e uma caixa estacionária de 5m³. “Além do recolhimento do lixo, todos os dias após o encerramento das atividades faremos a lavagem do espaço para deixar tudo em ordem”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Acompanhando de perto os últimos preparativos, permissionários do mercado Maria Virgínia Franco e feirantes se mostraram animados para a movimentação dos próximos dias. “Participei dessa feira na Semana Santa e foi uma experiência muito positiva. Por isso, estou com boas expectativas em mais uma oportunidade de recuperar a minha renda”, destacou Simone Santos, que vende peixes nas feiras livres do Grageru e conjunto Sol Nascente.

“A estrutura está ótima. Bancas novas e tudo muito organizado. Com certeza esse evento  vai contribuir para diminuir o prejuízo que tivemos com essa pandemia”, disse a permissionária Eline dos Santos.

Semana do Pescado
A Feira de Pescados integra a programação da 18ª Semana do Pescado, que envolve 32 restaurantes sergipanos. A iniciativa atende a uma solicitação da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes em Sergipe (Abrasel/SE) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae /SE), que objetiva incentivar o consumo de pescados e impulsionar o setor neste momento de retomada da economia da cidade.