Dia do Veterinário: Prefeitura reforça importância desses profissionais para controle de zoonoses

Saúde
09/09/2021 16h25

Apesar de a medicina veterinária ser voltada para o cuidado animal, os profissionais dessa área exercem um papel fundamental dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove o controle de doenças infecciosas em animais capazes de infectar o ser humano, as chamadas zoonoses.

A gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena, explica que quando o médico veterinário cuida da saúde do animal, consequentemente, cuida da saúde da população. “No CCZ é feito um trabalho de prevenção, que visa a contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Durante todo o ano promovemos ações com os programas e o controle da raiva, leishmaniose, leptospirose, esquistossomose, dengue, chikungunya e zika, e acidentes com animais peçonhentos”, explica.

Em Aracaju, o Centro de Controle de Zoonoses possui mais de 27 anos de existência e promove, anualmente, diversas ações de controle de doenças infecciosas ao ser humano, transmitidas por animais, além de realizar atendimentos de consultas e exames em casos de suspeita de zoonoses, como também aplicação de vacinas contra a raiva em cães e gatos todos os dias do ano.

O CCZ 
No Centro de Controle de Zoonoses há um posto fixo para atendimento de consultas e exames, como também para aplicação de vacinas contra a raiva em cães e gatos durante o ano todo, e não apenas nas campanhas de vacinação antirrábica.
 
A unidade está localizada no Centro Administrativo do bairro Capucho (vizinho ao Ibama), na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, 1081. O contato com o Centro pode ser realizado através dos telefones 3179-3528 e 3179-3565.

Dia do veterinário
O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro, pois, nessa data, em 1933, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto 23.133, que regularizou a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Apesar disso, cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910.

Médico veterinário do Castramóvel de Aracaju, Sidney Michael considera ter feito a escolha profissional certa. “Desde pequeno escolhi ser veterinário, já gostava de cuidar dos animais. No curso nós já temos muito contato com práticas em espaços externos, mas é no Castramóvel, com as cirurgias, que me realizo. Um dos nossos maiores desafios é o de buscar uma atualização constante, para que possamos atuar sempre de forma multidisciplinar, ou seja, visando à saúde animal, ambiental e humana”, enfatiza.