Cras Porto Dantas promove roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo

Assistência Social e Cidadania
09/09/2021 16h50

Com foco no Setembro Amarelo, Campanha de Prevenção ao Suicídio, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Porto Dantas uma roda de conversa sobre a problemática com os adolescentes assistidos.

Segundo dados do Manual de Prevenção do Suicídio para Professores e Educadores, da Organização Mundial da Saúde (OMS), com os adolescentes o problema ganha proporção maior a partir dos 12 anos, sendo a maioria na faixa dos 14. Pensando nisso, o Cras do Porto Dantas viabilizou o bate-papo sobre o assunto, buscando tirar os jovens da zona de conforto, levando-os a refletir sobre algo tão sério.

De acordo com coordenadora do Cras, Vilma Teixeira, o reencontro foi algo sugerido pelos próprios adolescentes. “Já tivemos casos de tentativa de suicídio aqui na comunidade. Com a Campanha Setembro Amarelo ganhando força, é ainda mais importante debatermos esse assunto, o qual deve ser pauta frequente entre todas as idades. O retorno das rodas de conversa, que agora estão autorizadas a serem realizadas dentro dos protocolos de segurança de combate à covid-19, foi um pedido dos nossos adolescentes. Muitos sentem falta de ter esse contato, então atendemos ao pedido e aproveitamos o momento para falar sobre este assunto”, afirmou a coordenadora. 
 
Com o isolamento social em decorrência da pandemia da covid-19, que ainda está vigente, e o consequente afastamento físico dos adolescentes que são acompanhados pelo equipamento socioassistencial através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a necessidade de realizar um encontro se fez ainda mais necessária.

Para que isso acontecesse, foi criado o ‘Projeto Reencontro’. Em alusão ao mês da campanha e ao Dia Nacional de Prevenção ao Suicídio, celebrado na sexta-feira, dia 10, as atividades serão realizadas semanalmente e concluídas na última semana do mês com uma oficina que terá a participação da psicóloga do equipamento, Aldileia Lemos. Posteriormente, esses momentos passarão a ser realizados quinzenalmente, com o intuito de abordar diversos outros assuntos. 

Ainda de acordo com a coordenadora Vilma Teixeira, os temas abordados dentro da roda de conversa são fundamentais para conscientizar e também identificar como os jovens assistidos se comportam a cada troca de informação. “Na ação, trabalhamos questões relacionadas aos sentimentos, afetos e aos relacionamentos familiares e sociais”, frisou.

Relevância da temática
Para o educador social do Cras, Mário Santos Nunes, apesar da preocupação com os adolescentes que recebem atendimento no equipamento, é importante debater, também, para plantar uma semente que dará frutos futuramente em toda a sociedade em que eles disseminarem informação e empatia.

“Escolhemos esse tema devido ao mês e ao alto número de suicídios que vem acontecendo mundialmente. Sabemos que isso acomete todas as idades, independente de cor ou classe social. Por isso, decidimos fazer essa roda de conversa aqui no Cras. Já era um pedido deles que essas conversas voltassem a acontecer, pois conseguimos falar sobre coisas que muitas vezes eles não conseguem ter espaço em casa. Por coincidência, esse retorno calhou de ser agora em setembro, em um mês de campanha tão importante para o diálogo”, ressaltou o educador social.

A estudante e usuária do Cras Porto Dantas, Luiza Eduarda Santos, 13, considerou fundamental falar sobre o assunto. “Conheço muitas pessoas que já deixaram de ter pensamentos e a coragem de cometer algo contra si, a partir de conversas e conselhos. Então é muito importante que isso aconteça. Além disso, poder retornar às atividades aqui é motivo de alegria, pois recebo acompanhamento desde os seis anos de idade. É bom para distrair a mente e rever os amigos, além de rever a equipe do Cras que nos acolhe tão bem”, disse Luiza.