Modernização da iluminação pública avança e chega ao 17 de Março e avenida Beira Mar

Infraestrutura
14/09/2021 15h50

O processo de modernização do parque de iluminação pública, iniciado no bairro Bugio no mês de agosto, segue avançando e já começa a ser expandido para outros pontos importantes da capital. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra), realiza a implantação das lâmpadas em tecnologia de LED em mais dois locais: avenida Beira Mar e no bairro 17 de Março.

Conforme programação definida pela gestão municipal, na avenida Beira Mar, serão substituídos por LED todos os pontos luminosos compreendidos entre o trecho da Rotatória do Caju, na 13 de Julho, e o Terminal da Atalaia, seguindo com trabalho progressivo no sentido Centro/zona Sul. Já no 17 de Março, o benefício começa na avenida João Batista Costa e será estendido a todo o bairro.

Nos dois locais, já foram implantadas aproximadamente 100 novas lâmpadas com a tecnologia, que promove economia de 50% para a Prefeitura, já que a tecnologia em LED é 80% mais econômica do que as lâmpadas a vapor e 30% mais que as fluorescentes. Além do aspecto financeiro, as lâmpadas oferecem maior potência de luminosidade e, consequentemente, mais segurança e conforto para a população.

Para o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, isso mostra que o esforço para consolidar a parceria público-privada é um marco para a cidade.

“A PPP da iluminação pública em Aracaju é um sucesso. O trabalho célere e eficaz empreendido pela Prefeitura trouxe resultados rápidos, e já podemos ver a cidade sendo transformada. O consórcio que realiza o serviço, Conecta Aracaju S/A, além de realizar a modernização do nosso parque de iluminação, trabalha com sistema de telegestão e já atua para estender a rede. Em breve, a cidade estará com iluminação totalmente modernizada e isso nos deixa muito felizes. Passamos, inclusive, o trabalho desempenhado na PPP para outras prefeituras, como a de Estância/SE e Ponta Grossa, do Paraná”.

O contrato firmado prevê que, em um prazo de 18 meses, mais de 59 mil pontos luminosos serão modernizados com lâmpadas de LED, e 16 pontos turísticos receberão iluminação especial, aumentando o embelezamento dos ‘cartões-postais’ da capital sergipana.

PPP
O consórcio Conecta Aracaju foi o vencedor do leilão realizado na Bolsa Brasil Balcão (B3), em agosto de 2020, após apresentar o menor valor entre as propostas de empresas interessadas em celebrar a parceria com a Prefeitura.
 
A formalização do contrato ocorreu três meses depois e a autorização para o início das atividades foi assinada em fevereiro deste ano. Ao todo, o consórcio vai gerir a rede de iluminação da capital sergipana por 13 anos. Caberá a ele, inclusive, substituir as lâmpadas que apresentarem problemas, garantindo a qualidade dos serviços prestados à população.