Aracaju inicia imunização da população de 15 anos e vacina mais 11.065 pessoas

Agência Aracaju de Notícias
21/09/2021 23h30

Esta terça-feira, 21, foi marcada por mais um avanço na vacinação contra a covid-19, com o início da imunização dos adolescentes de 15 anos. Ao longo do dia, mais 11.065 aracajuanos foram imunizados, sendo 2.587 com a primeira dose, 7.667 com a segunda dose e 811 idosos com a segunda dose. Com os novos vacinados, Aracaju alcança 83,27% da população acima dos 12 anos imunizada com a primeira dose.

A estudante Beatriz Nunes, 15 anos, conta que a vacina dará mais segurança agora que as aulas presenciais retornaram. “Estou muito feliz, esperei muito por esse momento. A vacina vai nos dar uma maior proteção”, ressalta. 

Para Gustavo Dantas, 15 anos, que é jogador de futebol, a vacina garantirá o retorno dos esportes, proporcionando saúde para todos. “A vacina vai abrir portas para que possamos voltar a fazer muita coisa. Logo voltaremos a fazer as viagens para competir”, comenta. 
 
Cauã Vitor, 15 anos, também recebeu a primeira dose nesta terça. “Receber a vacina é a esperança de novo amanhã. Já estamos vendo as melhoras por causa da vacina, então todos precisam se vacinar. Eu vi logo no primeiro dia da minha idade, por uma questão de segurança, cada dia faz diferença”, considera. 

Cronograma 
A vacinação dos adolescentes de 15 anos prosseguirá até a próxima sexta-feira, 24, quando também continua a ser realizada a vacinação dos adolescentes de 16 e 17 anos, e a aplicação da dose de reforço dos idosos acima de 60 anos, incluindo aqueles que receberam a segunda dose até 10 de abril.

A vacina está sendo aplicada em sete pontos fixos, das 8h às 16h: Estação Cidadania (Bugio), UBS Santa Terezinha (Robalo), Shopping Riomar (Coroa do Meio), Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial), Universidade Tiradentes (Farolândia), Uninassau (avenida Augusto Franco) e Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao Terminal DIA), além do drive-trhu no Parque da Sementeira, das 8h às 17h.

Para estes locais, é necessário apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju, em nome da pessoa ou dos pais. Para vacinação no drive da Sementeira, é preciso se cadastrar no portal "VacinAju" e aguardar liberação do código autorizativo.

Antecipação e repescagem 
A partir desta terça-feira, 21, pessoas com a segunda dose de Pfizer prevista para até 15 de outubro já podem se vacinar em um dos seguintes pontos: Unit (Farolândia), Estação Cidadania (Bugio), Uninassau (Avenida Augusto Franco), UBS Santa Terezinha (Robalo), Igreja Universal (próximo ao viaduto do DIA), Riomar Shopping (Coroa do Meio), Aracaju Parque Shopping (Industrial). Todos funcionando das 8h às 16h, além do drive da Sementeira, aberto até às 17h.

Para quem recebeu AstraZeneca e a D2 está prevista para até 30 de setembro, já pode buscar um dos seguintes pontos: Externato São Francisco, UBSs Augusto Franco (Farolândia), Cândida Alves (Santo Antônio), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Roberto Paixão (17 de Março), Francisco Fonseca (18 do Forte), Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) e os drives da Sementeira e do 28 BC.

Os pontos de segunda dose de CoronaVac serão: Unit (Farolândia), Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Faculdade Pio Décimo (Avenida Tancredo Neves), Estação Cidadania (Bugio), UBSs Dona Jovem (Industrial), Carlos Fernandes de Melo (Lamarão) e Eunice Barbosa (Coqueiral).

Para receber a segunda dose, é preciso apresentar cartão de vacinação (obrigatório), documento com foto e comprovante de residência de Aracaju. Se a dose anterior foi na capital, não é necessário apresentar código de validação em nenhum ponto.

A Prefeitura de Aracaju também manterá a repescagem para pessoas acima dos 18 anos que ainda não receberam a primeira dose. A partir da última terça, este grupo, composto por cerca de 40 mil pessoas, poderá receber o imunizante em dois locais: no auditório da Escola Presidente Vargas e na Faculdade Pio Décimo, das 8h às 16h. Gestantes, grávidas e puérperas adultas, que ainda não se vacinaram, também podem se vacinar no auditório.