Prefeitura realiza sessão de cinema para moradores do Santa Maria e 17 de Março

Planejamento e Orçamento
23/09/2021 14h40

Jovens e adultos dos bairros Santa Maria e 17 de Março participaram na manhã desta quinta-feira, 23, de mais uma edição do “Cinema Comunidade”, que aconteceu no Cine Teatro Hunald Fontes de Alencar, localizado no Centro de Referência Assistência Social (Cras) Maria Diná, do bairro 17 de Março. A iniciativa é executada de forma intersetorial pela Prefeitura de Aracaju, com recursos viabilizados por meio do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). No encontro foi exibido o filme “O menino que descobriu o vento”, do britânico Chiwetel Ejiofor.

De acordo com a coordenadora do Projeto de Trabalho Social (PTS) da Prefeitura, Renata Gois, a proposta da ação é trabalhar a temática social sobre diversas temáticas sociais. “Com isso, a gente aproxima as pessoas da cultura, pois sabemos que o cinema não é algo tão acessível para determinados grupos sociais. Após a exibição do filme, a gente realiza uma roda de conversa no sentido de debater sobre que o objeto abordado no filme e a realidade local. Além disso, avaliamos de forma lúdica, qual o impacto causado em cada um dos participantes”, explicou.

Pela primeira vez a diarista Daniclea Correa, que reside no Conjunto Valadares, no bairro Santa Maria, participou de uma sessão de cinema realizada pelo Programa. Ela enfatizou a importância desse tipo de ação. “É muito bom, porque é um diferencial no dia a dia dos moradores dos bairros. Já participei de outros eventos realizados pela Prefeitura e percebo que as coisas tem mudado para melhor em nossa comunidade”, destacou.

A terceira edição do “Cinema Comunidade” também contou com a participação de assistidos pelo Centro de Integração Raio de Sol (Ciras), uma instituição não governamental voltada para a assistência de pessoas com deficiência, localizada no bairro Santa Maria. Segundo a pedagoga do Centro, Gilvânia Soares, o Ciras possui um público especial que deve ser integrado nas ações comunitárias.

“É uma parceria muito importante que temos junto ao Cras, porque supre a expectativa dos nossos assistidos promovendo a socialização e gerando mais autonomia neles. Ações como a de hoje têm um impacto muito grande, porque é quando podemos trabalhar aspectos como a atenção, concentração, além do conhecimento sobre a realidade social. São coisas que levarão para a vida inteira, e compartilham todo o aprendizado com suas famílias”, disse a pedagoga.

Por sua vez, a assistente social da Semfas Barbara Ferreira destacou que enquanto membro da Diretoria de Habitação da Secretaria Municipal da Assistência, sente-se "feliz por acompanhar e monitorar os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos, porque os resultados proporcionarão mais qualidade de vida às duas comunidades, algo que temos percebido ao ver pessoas que participaram de nossas capacitações adentrando ao mercado de trabalho, por exemplo”.

O projeto
Setembro é o décimo terceiro mês de realizações do Projeto da Prefeitura de Aracaju em parceria com o BID. A iniciativa está dentro do “Programa de Requalificação da Região Oeste de Aracaju – Construíndo para o Futuro”, através do qual o Município vem executando um conjunto de obras de infraestrutura com recursos de financiamento superior a R$420 milhões, viabilizado junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. O prazo final de execução é de trinta meses.