Em fase de conclusão, novo eixo viário do 17 de Março amplia a mobilidade na região

Obras e Urbanização
01/10/2021 13h00

Mais uma obra de infraestrutura com foco na melhoria da mobilidade urbana está sendo concluída na cidade: o novo eixo viário no bairro 17 de Março, projeto executado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb),a partir de um investimento de R$8,7 milhões.

Esta obra resultou na interligação das avenidas Alexandre Alcino e João Batista Costa (Avenida 01) e na implantação de infraestrutura e urbanização na avenida Alexandre Alcino com a rótula da avenida Padre Arnóbio de Melo.

A nova avenida tem um projeto moderno e arrojado. Em cerca de 1,2 km de pista dupla pavimentada em asfalto, foi implantada uma ciclovia e 3,5 km de calçadas, adequando a via às normas de acessibilidade.

No momento, está sendo finalizada a implantação da iluminação pública com a tecnologia LED em toda a extensão da pista, que já está com as sinalizações vertical e horizontal implantadas. Com a construção desse novo eixo viário, a Prefeitura amplia a mobilidade urbana tanto no 17 de Março quanto no bairro Santa Maria.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, explica que apesar de ser um bairro consolidado e bastante habitado, a ligação do 17 de Março com a cidade hoje se dá por duas vias estreitas e não são feitas de forma direta: pelo bairro Aruana ou pelo bairro Santa Maria.

"Essa nova avenida, de pista dupla, ligando o Augusto Franco até o 17 de Março, será um novo vetor de escoamento de tráfego e um grande eixo de transporte da capital. Podemos afirmar que será equivalente a uma extensão do corredor de transportes Augusto Franco-Jardins. Quando estiver sendo utilizada pela população, provavelmente a ligação do Santa Maria também será dada, preferencialmente, por essa nova via, que vai desafogar a avenida Alexandre Alcino".