Outubro Rosa: Semict promove ação educativa para alertar sobre o câncer de mama

Indústria, Comércio e Turismo
01/10/2021 10h00

O mês de outubro na Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) teve início nesta sexta-feira, 1º, com uma ação de sensibilização para o Outubro Rosa, com o objetivo conscientizar todos os servidores sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama.

Além de depoimentos, a ação contou com a distribuição de kit contendo um lacinho cor-de-rosa, um marcador de páginas e um panfleto informativo sobre a doença.

“O câncer de mama acomete milhões em todo o mundo e pode ser detectado com simples toques; toques que salvam vidas. Por isso é importante que estejamos alertas e informados sobre a doença”, destacou o secretário Jorge Fraga.

A ação, organizada pela chefe de gabinete da Ssecretaria, Elizangela Dinízio, juntamente com a diretora do Departamento de Administração e Finanças (DAF), Vanusa Rito, “foi uma forma de marcar a data com uma reflexão sobre o câncer de mama”, explicou a diretora.

“Precisamos fazer esse alerta educativo, que pode parece algo simples, mas é de enorme importância porque pode significar o limite entre a vida e a morte”, acrescentou Vanusa Rito.

Elizangela Dinízio destacou a importância da prevenção e providências no caso de descoberta de algum nódulo no momento do autoexame e uma mensagem de amor e empatia.

“Cuidar da saúde é um ato de amor, por isso realizamos essa ação educativa, ela é um gesto de amor e cuidado com a gente e com o nosso próximo, um gesto que diz: eu me preocupo comigo e também com você”, disse.

Com dois casos da doença na família, a servidora Carla Levita defende ações educativas como a realizada na secretaria. “Tive casos em minha família e sei da importância de campanhas educativas e cuidados prévios, como o autoexame, que é simples e pode dar o sinal de que algo está errado e que há tempo para a cura”, revelou.

Os kits foram distribuídos pelo secretário Jorge Fraga, com um alerta aos servidores do gênero masculino. “Quem imagina que o câncer de mama afeta somente as mulheres está enganado. Embora raro, homens também podem desenvolver a doença. É preciso quebrar o tabu machista de que só mulher pode ter câncer de mama e que os homens também passem a fazer o autoexame porque essa doença não escolhe gênero, todos devemos nos cuidar”, frisou.