Emsurb atua na limpeza e monitoramento de situações decorrentes da chuva

Serviços Urbanos
23/10/2021 14h11

A manhã deste sábado, 23, foi de muito trabalho para as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que, após horas de chuvas na capital,  iniciaram as atividades de monitoramento e recolhimento de resíduos dos canais através das telas de contenção. 

De acordo com o operacional, agentes foram direcionados aos canais do conjunto Médici e da avenida Salatiel, no Dom Pedro, onde removeram os materiais descartados irregularmente e que ficaram retidos nas telas. 

O diretor de Operações, Bruno Moraes, informou que a limpeza com o auxílio da tela, utilizada em canais revestidos da cidade desde 2018,  é adotada regularmente, entretanto, no período com incidência de chuvas, pode ocorrer a cada dois ou três dias, conforme as situações observadas durante monitoramento.

“Através desse método efetuamos a retirada manual de todo o lixo retido na superfície, principalmente aqueles mais difíceis de serem recolhidos pelas máquinas e que podem ocasionar o entupimento das galerias, como é o caso do Médici ", explicou Bruno. 

Neste sábado também receberam os procedimentos de limpeza os canais da avenida Gentil Tavares e o localizado no Japãozinho (manual), além do canal que corta a avenida Filadelfo Dória, no bairro Industrial (barragem móvel). 

As atividades do dia envolveram, ainda, a vistoria em canais da região central e das zonas Norte e Sul da cidade. “Visitamos localidades mais vulneráveis como as avenidas Airton Teles, Anísio Azevedo, Santa Gleide, Pedro Paes, e os bairros José Conrado de Araújo, Industrial, Jardins e o Largo da Aparecida para avaliar o escoamento das águas pluviais. Nenhuma intercorrência foi constatada, até o momento”, informou o diretor. 

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, ressaltou a continuidade das ações preventivas de limpeza, bem como o atendimento às demandas que possam surgir em decorrência da chuva.

“Seguimos em alerta e integrados aos demais órgãos municipais para minorar  eventuais transtornos à população, no caso das chuvas persistirem no decorrer dos dias. Continuaremos, inclusive, reforçando nossas atividades diárias de limpeza para reduzir o assoreamento e desobstruir os canais da cidade”, reiterou Luiz Roberto.