Prefeitura participa de Simulado de Campo promovido pelo Depec na Orla da Atalaia

Defesa Civil
27/10/2021 20h27

Na tarde desta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), participou de um Simulado de Campo, realizado na Orla da Atalaia, para exercício de aplicação das ferramentas do Sistema de Comando de Incidentes.

A ação coordenada pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec) integrou a programação alusiva a Semana Nacional de Redução de Risco de Desastres. Essa também foi a atividade prática prevista para o encerramento do Curso de Especialização em Sistema de Comando de Incidentes (Cesci), desenvolvido desde o dia 18 de outubro, que contemplou agentes da Defesa Civil do Estado e de Aracaju.

Diversos órgãos da Segurança Pública, a exemplo da Polícia Militar, Grupamento Tático Áereo (GTA), Corpo de Bombeiros (CBMSE), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além da Energisa, também atuaram no Simulado de Campo. Na cena da ocorrência fictícia, houve simulação do atendimento às vítimas e operacionalização do sistema de redução de riscos, envolvendo, inclusive, ocorrência relacionados aos riscos com energia elétrica.

O secretário da Defesa Social e de Aracaju, Luís Fernando Almeida, destacou a integração entre os órgãos envolvidos. "Estamos treinando para algo que nós desejamos que nunca aconteça, mas, se ocorrer, o trabalho vai ser desenvolvido da mesma forma como está ocorrendo no simulado, com toda a integração. Então, a Prefeitura de Aracaju se sente muito honrada em participar e poder ajudar nesse processo, que, com certeza, salva vidas e evita situações piores", considerou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, que atuou como comandante do incidente durante a simulação, o exercício tem a função de treinar as equipes para que, em uma situação real, todos possam trabalhar de maneira integrada, ordenada e otimizada no atendimento à ocorrência, com o menor tempo resposta possível.

"Dentro do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, do qual a Prefeitura de Aracaju, através da Defesa Civil Municipal, participa, fornecemos tanto o apoio técnico como operacional e de logística, para que esse Simulado pudesse representar, da forma mais próxima possível, a realidade", frisou o coordenador.

Ainda de acordo com o major Sílvio Prado, considerando a atividade como parte do Cesci, essa participação foi importante para o aprimoramento de conhecimentos dos agentes da Defesa Civil que passam pela formação. "Eles estão aprendendo como gerenciar essa ferramenta, que é o Sistema de Comando de Incidentes, e entendendo como colocá-la em prática em uma situação real, o que agrega ainda mais competências para o desenvolvimento dos seus trabalhos", finalizou.