Prefeita em exercício participa de lançamento do projeto Pé de Infância na Emef Manoel Bonfim

Agência Aracaju de Notícias
29/10/2021 22h02

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Bonfim, no bairro Bugio, é a primeira de Aracaju com o conceito “Pé de Infância”, que tem o objetivo de incentivar comportamentos lúdicos, como o brincar, cantar e contar histórias.

O projeto foi lançado nesta sexta-feira, 29, com a participação da prefeita em exercício, Katarina Feiroza, e é desenvolvido a partir de pinturas lúdicas nas paredes e calçadas, brincadeiras e jogos ao redor, e ainda na inserção de um cantinho da leitura, horta e paisagismo. 

Tudo isso feito com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil em Sergipe (IAB/SE) e do Centro Universitário Estácio Sergipe, além do apoio da Prefeitura de Aracaju, que abriu as portas da escola para o projeto. 

Isso porque o Município tem focado suas ações na construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), que chama a atenção para a necessidade de pensar uma cidade que atenda às necessidades das crianças enquanto cidadãos.

A criação do Plano envolve as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e de Governo (Segov), numa articulação junto a outros segmentos para implementar uma política mais efetiva de atenção voltada às crianças, entendendo que esse é o primeiro segmento de empoderamento e desenvolvimento desses pequenos cidadãos. 

“Pensar na primeira infância, portanto, é pensar a cidade enquanto espaço físico, é pensar em seu contexto social, e por isso desenvolvemos ações voltadas à emancipação e protagonismo da infância”, afirma Katarina Feitoza. 

Nesse cenário, o “Pé de Infância” é um grande incentivo, segundo a coordenadora do projeto, Flávia Saldanha. “É um momento de celebrar e agradecer, porque essa ação do Urban 95 permite pensar a escola e a comunidade para as crianças, e se cuidamos de uma criança, cuidamos de todos. A Prefeitura foi um grande parceiro nessa realização, através de suas Secretarias e da própria escola, que abriu as portas para nós”, afirma.

Para a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, a iniciativa fortalece o entendimento da Prefeitura de fortalecer a primeira infância. “É fundamental, porque uma cidade que pensa na primeira infância, pensa no futuro, respeita os direitos das crianças. E todo o entorno sentirá os impactos dessa ação”, ressalta.

A prefeita em exercício concorda. De acordo com ela, é exatamente por isso que toda a administração está pautada na primeira infância, a fim de propiciar um ambiente de segurança, aprendizado e de alegria para os alunos da rede. “É o que eu quero para as crianças de Aracaju, que sejam felizes e tenham seus direitos garantidos como parte da comunidade”, diz Katarina Feitoza.

Ela reforça que o seu gabinete está comprometido com a causa da primeira infância e à disposição, trabalhando no propósito de garantir um futuro digno a essas crianças. “E esse futuro começa a ser construído exatamente na infância”, destaca Katarina. 

A prefeita em exercício parabenizou a comunidade escolar pela realização e disse que o resultado é uma prova de que juntos - poder público e entidades de classe - é possível construir uma cidade melhor para todos. “Juntos podemos fazer mais, inclusive pelas nossas crianças”, reforça. 

As atividades do Pé de Infância fazem parte do pacto feito pela Prefeitura de Aracaju com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, dentro do Urban 95. Neste projeto, a Prefeitura se compromete a articular ações em torno da primeira infância, de modo a colocá-la como foco do debate.