Variante delta: Prefeitura reforça a importância da vacinação em adolescentes

Saúde
04/11/2021 14h31

Aracaju está em um momento de queda expressiva no número de casos, óbitos e de internações hospitalares decorrentes da covid-19. Entretanto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a necessidade de aumentar a cobertura vacinal da população contra a doença, evitando com isso o risco de disseminação da Delta e de outras variantes do coronavírus.

A imunização é a medida farmacológica de maior eficácia disponível no mercado em todo o mundo para proteger as pessoas das complicações. Até o momento, Aracaju tem 512.488 pessoas vacinadas contra a covid-19, das quais 404.527 já estão com o esquema vacinal completo, o que corresponde a mais de 78,71% da população com 12 anos ou mais.

De acordo com a médica infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, o município está numa fase da pandemia crucial e estratégica, em que o andamento da campanha de vacinação está tendo uma celeridade importante. 

“Em contrapartida, estamos nos deparando com a transmissão da variante delta, também conhecida como variante indiana, cuja transmissibilidade é três a quatro vezes maior que a cepa original. Lembrando que o risco de uma variante altamente infectante, apesar da baixa letalidade observada, é a capacidade de causar muitos adoecidos de uma só vez, com maior busca dos serviços de saúde", explica.

Ainda segundo a médica, uma parcela da população ainda não foi vacinada, o que é preocupante. “Mesmo a Prefeitura realizando campanhas exclusivas, a exemplo da repescagem, temos um número expressivo de pessoas que, por algum motivo, deixaram de tomar o imunizante. Recentemente, tivemos 17 novos casos da delta em Aracaju e um deles foi em adolescente, por isso reforçamos a importância da vacina na faixa etária que menos se vacinou, que foi a de 15 anos”, enfatiza. 

Dados
Em Aracaju, já foram vacinados 46.053 adolescentes de 12 a 17, o que equivale a 82,23% do total dessa população. Os que menos se vacinaram foram os adolescentes de 15 anos, com apenas 61,66% desse público tendo recebido a vacina; ainda faltam 4.719 pessoas com esta idade receberem o imunizante.