A Cidade em Ação: podcast da Prefeitura de Aracaju completa 100 edições no ar

Comunicação Social
04/11/2021 17h00

Com o episódio que foi ao ar nesta quinta-feira, 4, o podcast A Cidade em Ação, produzido pela Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom) da Prefeitura de Aracaju, chega à centésima edição, levando informação para a sociedade através desse novo formato de divulgação sonora, que tem se popularizado nas mídias digitais.

O secretário da Comunicação Social, Carlos Cauê, afirma que é uma alegria chegar ao centésimo podcast. “É um projeto que começamos a estruturar no início de 2020 e que se consolida chegando a essa marca de 100 edições. Nós agregamos esse formato à nossa comunicação como mais um produto para tratar de temas de interesse público”, destaca.

Elton Coelho, diretor de Comunicação e coordenador do podcast, explica que essa nova ferramenta gera aproximação com o povo aracajuano. “O podcast é um instrumento novo, que agora está se tornando popular e vai se consolidar cada vez mais. A Prefeitura, atenta aos novos formatos, já se apropriou dessa ferramenta para levar informação de qualidade sobre as ações e serviços da Prefeitura”, detalha.

Na avaliação de Elton, a centésima edição do podcast é um momento para comemorar, pois consolida esse novo produto de comunicação desenvolvido pela Prefeitura. “É um motivo de satisfação e de orgulho poder trabalhar como esse novo formato das mídias sociais, e comemorar ao lado da equipe coordenada pelo secretário Carlos Cauê, que tem como realizadores a jornalista Tâmara Oliveira, apresentação de Mayra Araújo, e suporte de Alberto Paixão”.

Amplo alcance
O podcast A cidade em Ação pode ser ouvido nas plataformas Spotify (https://spoti.fi/3q9qrqG), Soundcloud (https://bit.ly/3q5mvaD) e no canal da Prefeitura no YouTube (https://youtu.be/NZOVbE64mkU).

Os temas para o podcast são escolhidos em reunião de pauta e levam em consideração os assuntos relevantes da semana e aqueles que tenham impacto na vida da população aracajuana.

Para o diretor, a principal vantagem do podcat é que o cidadão pode ouvir a qualquer momento, enquanto está dirigindo, indo para o trabalho de ônibus, ou enquanto faz alguma atividade em casa ou na rua. “Como o podcast pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, ampliamos nossa possibilidade de comunicação, não limitando ao território físico da cidade”, acrescenta Elton.

Outra característica é que os episódios ficam armazenados, gerando um arquivo que pode ser acessado posteriormente. “Além da ordem dos episódios, é possível escolher por tema e ver o que está sendo feito em Aracaju na área de interesse do cidadão”, pontua o diretor de Comunicação.

Cauê destaca que a inovação e o aperfeiçoamento são diretrizes da Prefeitura de Aracaju que também conduzem o trabalho da Secom. “O podcast veio para dinamizar nossa comunicação, ampliando o raio de ação. Nossa expectativa é fortalecer cada vez mais essa ferramenta, amplificando as possibilidades para que chegue a mais pessoas”, salienta.