No Horto Municipal, Prefeitura produz plantas para ornamentar a cidade

Meio Ambiente
09/11/2021 16h00

Gerido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), o Horto Municipal de Aracaju, localizado no Parque da Sementeira, é o berço para muitas plantas que embelezam a cidade.

“As mudas de plantas ornamentais, bem como as de outros tipos produzidas pelo Horto são destinadas à arborização urbana de Aracaju. Elas podem ser encontradas em canteiros centrais, praças, calçadas, repartições públicas, escolas do município, entre outros logradouros públicos”, explica o coordenador do Horto, Vitor Melo.

Segundo ela, a propagação dessas plantas é feita, exclusivamente, pelo método de estaquia, que é quando uma planta é reproduzida sem suas sementes. “Utilizamos de estacas coletadas em matrizeiros implantados no próprio Horto ou em arranjos de canteiros centrais, parques e praças de Aracaju. Após a germinação, nós transplantamos essas mudinhas para sacos plásticos. É aí que já colocamos um substrato diferente, que possui a proporção de três partes de terra viva, uma parte de areia lavada e uma parte de esterco de gado”, elucida.

Por serem mudas pequenas, destinadas rapidamente ao seu plantio nas ruas, as plantas ornamentais são colocadas em sacos de plástico pequenos. “Esse é o único tipo de planta a qual não fazemos doações para a população”, informa Vitor Melo. O coordenador revela ainda que as mudas são cuidadas diariamente, por meio da irrigação regular, do controle de pragas e ervas daninhas, da organização de canteiros e do plantio de matrizeiros.

“Com a flexibilização das atividades do parque para a entrada da população, voltamos a fazer as nossas doações de plantas de forma irrestrita”, diz Vitor Melo, ao acrescentar que iniciativas como o Carro da Árvore pretendem, também, facilitar o acesso a essas mudas para toda a população.

Para o coordenador, a produção de mudas pelo Horto Municipal é essencial para a capital sergipana. “São essas mudas que vão embelezar e arborizar a nossa cidade, melhorando o meio ambiente em que nós vivemos, tanto o municipal, como o regional. Quanto mais árvores nós plantarmos em nossa cidade, maior o benefício que traremos para ela”, destaca.