Planejamento Estratégico de Aracaju avança e inicia primeira fase de avaliação

Agência Aracaju de Notícias
02/12/2021 09h30

Após meses de trabalho intenso para elaboração do Planejamento Estratégico 2021-2024, a Prefeitura de Aracaju avança na execução dos projetos e o esforço da gestão municipal se encaminha para a primeira fase de avaliação, que será finalizada no mês de dezembro.

O coordenador-geral do Planejamento Estratégico, Julio Filgueira, comenta que o atual estágio é a fase de execução, que conta com um processo constante de monitoramento. “Semanalmente, cada um dos 59 projetos estratégicos é monitorado, o que nos fornece indicadores para avaliar o que está avançando de forma satisfatória, ou se está com a operacionalização limitada”, detalha. 

Esse processo de monitoramento é permanente, mas com o fechamento do ano, o Planejamento Estratégico 2021-2024 se encaminha para a primeira fase de avaliação, realizada semestralmente, quando é feito o balanço do quadro de metas. “O monitoramento nos dá informações quantitativas, já a avaliação possibilita uma análise qualitativa”, explica o coordenador. 

A primeira avaliação será finalizada até o próximo mês, quando o prefeito Edvaldo Nogueira apresentará o balanço do quadro de metas. “A fase de avaliação é importante porque oferece informações para um replanejamento. Quando fazemos essa avaliação, projetos são reorientados, novas prioridades são estabelecidas, outras tarefas são assumidas, porque trabalhamos com um modelo de gestão dinâmico que já prevê essas adaptações ao longo do processo”, ressalta Julio. 

Fases do planejamento
O coordenador relata que até o mês de agosto o trabalho esteve focado na fase normativa, ou seja, quando foi traçado o Mapa Estratégico da Gestão, definindo a missão, os valores, os eixos de atuação e os objetivos estratégicos.

Com a conclusão da fase normativa, foi estabelecido o portfólio de projetos, seguido da elaboração do painel de indicadores e do quadro de metas. O Planejamento Estratégico 2021-2024, agora em fase de execução, conta com 59 projetos estratégicos, 16 projetos setoriais, 215 metas, e atualmente são 1.598 ações em andamento e 573 pontos de controle.

“Com todo esse acervo desenhado, consideramos concluída a fase normativa e teve início a fase de monitoramento, que tem caráter estratégico. Quando começamos a operacionalizar os ciclos de gestão e a buscar a realização das metas”, detalha Julio.