Prefeitura já atendeu cerca de 200 chamados em canal de dúvidas sobre o ConecteSUS

Saúde
16/11/2021 17h00

Com a falta de registros de algumas vacinas no aplicativo ConcecSUS, do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), criou um canal de comunicação para tirar dúvidas e responder questionamentos. Com uma semana em atividade, cerca de 200 chamados já foram registrados e encaminhados para a resolução.

Destes casos, apenas nove continuam em andamento, o que demonstra uma taxa de resolução de 88,5%. “Através do WhatsApp, pelo número 79 98113-5160, as pessoas que tomaram as vacinas e não possuem registro no aplicativo do MS, podem nos mandar uma mensagem relatando o problema. A partir daí, verificamos o que pode estar acontecendo e damo todos os encaminhamentos necessários para que o problema seja resolvido o mais rápido possível”, garantiu o coordenador de inovação e gestão estratégica da Saúde de Aracaju, Seif Brito.

O canal exclusivo para esses casos foi criado depois que alguns usuários registraram ouvidorias alegando a falta de atualização nesse sistema, mesmo depois das doses aplicadas. A partir disso, o município criou o canal de atendimento via WhatsApp, pois em algumas dessas situações o reenvio dos dados ao sistema nacional acaba sendo a solução.

Um detalhe importante é que o sistema necessita de dez dias para poder atualizar o registro no app, por isso é importante aguardar esse tempo mínimo antes de registrar a queixa. O serviço estará disponível de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h.

“Se verificarmos um tempo maior que esse prazo, encaminharemos o caso para os nossos setores técnicos, onde serão apurados possíveis erros no processo. Após a identificação do problema são feitas correções e, se for necessário, será realizado um novo envio à plataforma digital”, complementa o coordenador.