Prefeitos sergipanos destacam importância dos debates da 81ª Reunião Geral da FNP

Agência Aracaju de Notícias
26/11/2021 16h00

A 81ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), presidida pela prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira e realizada nesta quinta (25) e sexta-feira, 26, na capital sergipana, tem sido uma oportunidade ímpar para que prefeitos de todo o país possam compartilhar conhecimentos com outros gestores e dialogar sobre as diferentes realidades vividas pelos municípios.

A prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, presente na reunião, ressaltou a força do municipalismo e comentou sobre como o encontro com outros prefeitos lhe proporcionou agregar conhecimento a respeito de políticas públicas que podem ser aplicadas no município sob sua gestão.

“Assim como Edvaldo bem frisou em seu discurso, eu também acredito muito na força do municipalismo e que as cidades são o futuro da humanidade e, por isso, precisamos fortalecê-las. E como estamos à frente de um município em franco desenvolvimento, como é Lagarto hoje, como gestora eu preciso estar ciente das mudanças em vista na legislação federal e do que pode ser feito para manter a qualidade dos nossos serviços e a atenção com as diversas categorias profissionais do nosso município, em especial a Saúde e Educação. Aproveitei a oportunidade não só para ouvir, mas para trocar ideias e experiências de gestões de sucesso. Foi um momento importante para fortalecer e debater sobre políticas públicas que contribuem para o desenvolvimento de Lagarto e de todos os municípios”, disse a prefeita.
 
Prefeito de Propriá, Dr. Valberto enfatizou que o encontro da FNP permitiu que os gestores pudessem compartilhar a tomada de soluções criativas para a resolução de problemas. “Aqui neste evento se encontram prefeitos de todo o Brasil e a gente precisa fazer essa interação para trocar experiências. A gente sabe que todos os municípios estão passando necessidades, então na reunião você observa como os gestores em outros estados estão encontrando soluções criativas para resolver essa questão. Além disso, o Consórcio Conectar ajuda as prefeituras a conseguirem material médico hospitalar. É por isso que essa interação promovida pela FNP é tão importante”, afirmou.
 
Para o prefeito de Aquidabã, Dr. Mário Lucena, um dos participantes da reunião, a realização de um evento desse porte em Sergipe oferece inúmeras oportunidades aos gestores locais e proporciona a troca de experiências que podem ser levadas para os pequenos municípios do interior.

“Ter um sergipano à frente desse órgão tão importante e de representatividade das grandes prefeituras do país é um orgulho. A gente se sente em casa, fica bem mais à vontade para absorver experiências em áreas como saúde, educação, assistência social, obras, tecnologias e pega um pouco dessas experiências para ver quais podemos levar para as pequenas cidades do interior, sabendo das nossas dificuldades. São oportunidades únicas de abrir novas opções de resolutividade dos problemas que fazem parte do nosso dia a dia”, comentou.

De acordo com o prefeito do município da Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, o evento como uma oportunidade para encontrar caminhos alternativos que possam trazer a resolução de problemas que fazem parte da realidade dos municípios.

“Hoje estamos reunidos com uma grande parcela de prefeitos para discutirmos os problemas inerentes aos municípios, já que estamos sempre em contato com as nossas populações. Nós temos conhecimento in loco das dificuldades que existem e essa união dos prefeitos, essa troca de experiências, é muito importante para que a gente possa resolver questões inerentes à nossa comunidade. Dessa forma, podemos levar uma melhor qualidade de vida para o nosso povo”, declarou.

Para o prefeito de Estância, Gilson Andrade, as discussões tratadas durante a Reunião Geral da FNP devem ser levadas para o Congresso Nacional, tendo em vista a importância e relevância nacional dos assuntos tratados durante os dois dias do encontro.

“É extremamente importante para os municípios sergipanos terem Aracaju, a nossa capital, como sede de um evento como esse. No evento foram tratados temas importantes que estão sendo discutidos em cenário nacional sobre educação na pós-pandemia, saúde pós-pandemia, reforma tributária, transporte público, enfim, situações que a gente vive no dia a dia, que foram discutidas e que certamente serão levadas para a Câmara e Senado Federal para que possamos avançar e ter políticas definidas a partir disso”, comentou.