Prefeitura conclui oficina de enfeites natalinos com moradores do Santa Maria e 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
14/12/2021 15h36

A chegada do fim do ano e festas tradicionais dessa época, como natal e réveillon, levam muitos consumidores a comprarem itens decorativos nos comércios da cidade. De modo a gerar oportunidade de renda aos aracajuanos, a Prefeitura de Aracaju capacitou moradores dos bairros Santa Maria e 17 de Março a partir de uma oficina de enfeites natalinos.

Realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Souza de Jesus, no bairro 17 de Março, a capacitação foi concluída nesta terça-feira, 14, e integra o conjunto de ações de cunho social do Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro, um pacote de investimentos em projetos de infraestrutura urbana, orçado em mais de R$420 milhões, que o Município está executando com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Em paralelo às obras executados no âmbito deste Programa, a Prefeitura desenvolve uma série de atividades socioeducativas por meio do Projeto de Trabalho Social (PTS), coordenado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social.

De acordo com a coordenadora do PTS, Renata Góis, o Construindo para o Futuro oferta cursos de capacitação profissional, workshops, palestras, eventos culturais e esportivos, contemplando eixos como meio ambiente, sustentabilidade, qualificação profissional, geração de renda, preservação e conservação do patrimônio público.

“A oficina de enfeites natalinos é uma atividade do eixo de educação patrimonial e meio ambiente. Ela foi promovida com o objetivo de conscientizar os participantes sobre a preservação do meio ambiente e o cuidado com o patrimônio público, ensinando que os materiais que costumamos jogar no lixo podem ser reaproveitados para diversos fins”, explica Renata.

Segundo o facilitador André Luis Marques, a oficina, realizada durante dois dias, resultou na produção de símbolos da decoração de natal, como guirlandas, árvores, Papai Noel, estrela, dentre outros.

“A maioria dos materiais que utilizamos foram recicláveis, como tampa de refrigerante, rolo de papel higiênico, papelão, garrafa pet e caixa de leite. A ideia é estimular a criatividade, sustentabilidade e a geração de renda das famílias. Muitos de nós vamos até às lojas para comprar enfeites já prontos, mas na maioria das vezes temos os mesmos materiais em casa que ao invés de irem para o lixo, podem ser reciclados”, detalhou.

A dona de casa Quitéria Oliveira é moradora do bairro Santa Maria e participou pela primeira vez de uma oficina do PTS. Encaminhada ao Projeto por meio do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, ela conta que já atua na área produzindo arranjos de flores.

“Gosto muito de fazer artesanato, é o meu meio de ganhar um dinheiro extra. Fiz um suporte para guardar doces decorado com a roupa do Papai Noel, guirlanda, árvore de natal com palitos de picolé. Eu amei participar”, disse.

A diarista Danicleia Correia, do Santa Maria, foi à Emef do 17 de Março para participar de mais uma oficina ofertada pelo Projeto de Trabalho Social. “Faço parte das aulas de dança e da oficina de artesanato no Cras. Também me interessei em fazer essa atividade porque já sabia que aprenderia a fazer várias coisas e aprendi. Não sabia fazer nada. É uma forma de não gastar muito para decorar a nossa casa e obter uma renda extra”, disse.