Prefeitura amplia oferta de cursos de capacitação em parceria com instituições e associações

Formação para o Trabalho
16/12/2021 09h29

De modo a ampliar o leque de oferta de cursos e oficinas de qualificação profissional, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), atua em parceria com instituições de ensino superior e associações comunitárias.

Este mês, por exemplo, a Fundação capacitou duas turmas em cursos livres de Porteiro e Técnicas Básicas em Design de Sobrancelhas, em parceria com a Associação dos Moradores do bairro 17 de Março e com o Instituto Rahamim, localizado no bairro Santa Maria.
 
Essas qualificações são bastante procuradas pela população, que as busca para ampliar as possibilidades de acesso ao mercado de trabalho. De acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, as parcerias com as instituições são fundamentais para desenvolver um trabalho com mais qualidade. “Essas parcerias são importantes para que os projetos e ações da Fundação se potencializem cada vez mais em nossa capital”, frisa.
 
Capacitação
As aulas do curso livre de Porteiro foram ministradas pela professora e assistente social Andréa Souza, que transmitiu à turma os aspectos fundamentais para uma boa vivência na vida profissional e também pessoal.
 
“Foi uma experiência gratificante, pois os alunos são pessoas incríveis e participativas. Teve muita troca de aprendizados e, durante as aulas pude aprender e ensinar a eles. Esse curso oportuniza ao cidadão uma capacitação de qualidade na profissão de porteiro”, afirma Andrea. 

A aluna Edivânia Mendonça, 40, conta que a sua experiência nas aulas foi enriquecedora. “A pandemia trouxe diversos desafios, esse curso possibilitou tardes incríveis de aprendizado porque a professora é uma boa profissional. Durante as aulas, aprendi que o profissional de portaria precisa ter um cuidado com ele mesmo e com outros”, relata a aluna.

Alexandre Ferreira, 47, também capacitado no curso livre de Porteiro, destaca que o aprendizado adquirido foi proveitoso. "Cada vez mais estamos buscando aprender, esse curso em parceria com a Associação do 17 de Março e a Fundat proporcionou para mim e aos outros colegas o conhecimento na função de porteiro e a certificação. Já tinha trabalhado na área, mas ainda não possuía o certificado. Agora, estou totalmente apto para ir atrás de oportunidades”, conta Alexandre. 

Área da beleza
O segmento da beleza está sempre em alta. Por isso, a Fundat tem aberto turmas em cursos e oficinas voltadas a esse segmento do mercado. Assim, em parceria com o Instituto Rahamim, a Fundat ofertou o curso livre de Técnicas Básicas de Design de Sobrancelhas para as mulheres que residem na região do bairro Santa Maria.

Esse curso proporcionou aprendizados sobre como fazer o design de sobrancelhas, formatos e preenchimento. O fundador e vice-presidente do instituto, Cristiano Lima, acredita que essa capacitação é uma porta de entrada para o empreendedorismo.
 
“A parceria com a Fundat já vem de longa data e a cada gestão estamos firmando cada vez mais esse apoio da Fundação e a grade de cursos tem se aprimorado bastante. A área de beleza possibilita oportunidades, pois cuidar da imagem é algo que muita gente procura e encontra através dos serviços estéticos. Esse curso planta a sementinha do empreendedorismo porque é uma das formas de trabalhar com a beleza hoje em dia”, afirma Cristiano.

As capacitações da Fundação proporcionam enriquecimento pessoal e profissional. Além da qualificação para o mercado de trabalho ser um dos pilares da Fundat, o órgão  atua para para o empreendedorismo. Com isso, os cursos e oficinas ofertadas são pensadas para que os profissionais capacitados possam empreender e ampliar as possibilidade de gerar renda. 

Segundo a aluna Suzana Alves, 40, o curso eleva a autoestima da mulher e também oportuniza aprendizados para se tornar uma profissional nesta área. “Eu e outras mulheres da turma já estamos pensando em montar um pequeno negócio no bairro para termos uma renda. Antes, eu não tinha nenhum conhecimento sobre essa área. Com o curso, tive a oportunidade de aprender e desenvolver essa habilidade”, relata Suzana.