Defesa Civil de Aracaju emite novo alerta de chuva e ventos fortes para as próximas 72h

Defesa Civil
24/12/2021 08h50

A Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, mantém atenção à instabilidade climática, pois há possibilidade de ocorrência de chuva moderada e ventos fortes, na capital sergipana, nas próximas 72h.

De forma preventiva, nesta sexta-feira, 24, um alerta foi encaminhado aos mais de 51 mil telefones cadastrados no Serviço SMS 40199, para que a população possa redobrar a observação, especialmente nas áreas de risco.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sílvio Prado, ressalta que as equipes estão preparadas para atendimento de possíveis ocorrências. "Em situação de possíveis riscos, a população pode acionar o órgão através do serviço emergencial 199, que funciona 24 horas. Nossas equipes também estarão monitorando os possíveis impactos, para que sejam adotadas medidas necessárias à redução de transtornos", destacou.

Os comunicados sobre os fenômenos meteorológicos foram divulgados pelo Centro de Meteorologia de Sergipe, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Já o indicativo de ventos fortes foi informado pela Marinha do Brasil.

Serviço de Alerta - 40199
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre possibilidade de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.

Para realizar o cadastro no serviço é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.