Em quatro meses, Prefeitura viabiliza emissão gratuita de mais de 2 mil carteiras de identidade

Agência Aracaju de Notícias
11/01/2022 07h02

Desde setembro de 2021, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), está viabilizando a emissão de carteiras de identidade, primeira ou segunda via, gratuitamente para aracajuanos inscritos no Cadastro Único. Em quatro meses de oferta do serviço, já foram emitidos 2.084 documentos de identificação.

Segundo o coordenador do serviço de emissão de RG da Fundat, Lucas Rocha, o serviço é oferecido graças ao convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE). “A emissão é feita pela SSP, a Prefeitura oferece a logística e garante a gratuidade para os aracajuanos em situação de vulnerabilidade, que é comprovada com a inscrição no CadÚnico”, explica.
 
A presidente da Fundat, Edvaneide Lima, relembra que o serviço começou a ser oferecido na sede da Fundat no mês de setembro e em outubro já foi expandido para as Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) do Santa Maria e Maria Emília dos Santos (Dona Bibi), no Santos Dumont. “Até dezembro, foram emitidas 1.084 carteiras na sede da Fundat, 553 na UQP do Santa Maria e 457 na UQP do Santos Dumond”, detalha.

Edvaneide comenta que a demanda tem sido crescente, por esse motivo, a Prefeitura já está viabilizando a abertura de mais dois pontos, em regiões de maior demanda da capital. “Essa ação ajuda a SSP a atender a alta demanda, além de promover a descentralização, garantindo a facilidade de acesso. O RG é um documento crucial, que os cidadãos utilizam em diversas situações, inclusive para formalizar um emprego. Então é fundamental que a Prefeitura possa viabilizar o acesso gratuito a esse documento”, avalia a presidente.

Agendamento
A emissão de carteira de identidade na sede da Fundat é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e nas UQPs do Santa Maria e do Santos Dumont, das 7h às 16h.  

O coordenador da emissão de RG explica que o atendimento é feito por agendamento prévio, que deve ser realizado preenchendo o formulário online que pode ser acessado clicando aqui [https://seplog.aracaju.se.gov.br/#/cadastrar-usuario-externo]. “Após o agendamento, o cidadão deve comparecer no dia e horário marcado para emitir o RG”, reforça Lucas. 

Para melhor organização do serviço, na sede da Fundat são emitidas até 20 carteiras de identidade por dia, sendo dez 1ª de via e dez de 2ª via. Já nas UQPs, são 18 emissões diárias, sendo nove de 1ª via e nove 2ª via.