Prefeitura alerta para importância da vacinação no controle de surtos e epidemias

Saúde
18/01/2022 11h13

Com a chegada das doses pediátricas e o início da vacinação contra a covid-19 em crianças com idade entre 5 e 11 anos, na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, alerta sobre a importância de se manter a caderneta de vacinação atualizada. Além de passarem por um rigoroso período de análises e testes até chegar à população, os imunobiológicos são devidamente reconhecidos pelos órgãos reguladores, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

“Nosso trabalho é sempre orientado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), que é o responsável pelo repasse regular das doses, tanto contra a covid-19 [campanha vigente nesses últimos 12 meses], bem como os demais imunizantes de rotina. O serviço é porta aberta, estando a vacinação de rotina disponível em 44 Unidades Básicas de Saúde”, explica o coordenador do Programa Municipal de Imunização (PMI/SMS), Yuri Belchior.

De acordo com o PNI, entre as vacinas de rotina com cobertura vacinal baixa estão a Tríplice Viral D1 e D2, Poliomielite (VOP/VIP), Pentavalente (para menores de 1 ano), Pneumocóccica (1 ano), Pneumocóccica (para menores de 1 ano), Poliomielite (para menores de 1 ano). Dessas, a Poliomielite (VOP/VIP) está com a menor cobertura vacinal em 2021 de 39,69%, de uma meta de 95%. 

“Muitos surtos e epidemias foram e são controlados através das campanhas de vacinação, por isso é essencial manter a caderneta de vacinação da criança atualizada. Além disso, muitas dessas doenças podem comprometer o desenvolvimento dos menores. Da mesma forma, a vacinação contra a covid-19, que foi aprovada pelos órgãos reguladores para aplicação em crianças e trará uma tranquilidade maior para os pais e responsáveis quanto à exposição delas nos ambientes, principalmente com o retorno presencial das aulas escolares”, analisa o coordenador Yuri Belchior. 

Vacinação para crianças
A fase da Campanha de Imunização contra a covid-19 para crianças com idade entre 5 e 11 anos foi iniciada neste fim de semana, contemplando o público que apresenta alguma comorbidades ou tem deficiência. Até o momento, já foram vacinadas 282 crianças. 

“Importante lembrar que deve haver um intervalo de 15 dias entre a vacinação contra a covid-19 e os demais imunizantes que a criança precise receber. Após cumprir esse intervalo, caso o usuário esteja com a caderneta de vacinação desatualizada, deverá retornar à Unidade Básica de Saúde para receber as vacinas pendentes”, orienta o coordenador do Programa Municipal de Imunização da SMS. 

Pontos de vacinação
Entre os dias 17 e 21 de janeiro, das 8h às 15h, as vacinas estarão disponíveis em oito UBSs: Carlos Hardman (Soledade), Carlos Fernandes (Lamarão), José Machado (Santos Dumont), Joaldo Barbosa (América), Ávila Nabuco (Médici), Amélia Leite (Suissa), Geraldo Magela (Orlando Dantas) e João Bezerra (Areia Branca).

Para receber a primeira dose, pais ou responsáveis deverão apresentar a carteira de vacinação da criança, documento de identificação, com foto, da criança e do responsável, comprovante de residência de Aracaju, além de um relatório médico atualizado com CID, assinado pelo médico. De acordo com a lei estadual nº 8.916/2021, não é necessário o relatório médico atualizado de crianças autistas para a vacinação contra a covid-19.  

As crianças assistidas pela rede municipal de saúde da capital, já cadastradas no Prontuário Eletrônico, com a comorbidade descrita, não precisam apresentar o relatório.

Vacinação de rotina
A rede de saúde da capital disponibiliza 44 salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde, nas quais são ofertadas 18 vacinas de rotina. Entre as disponibilizadas nas UBSs estão: BCG, VIP, VOP, DTP, HPV, DT, Influenza, Pentavalente, Meningo C, Meningite ACWY, Pneumo 10, Rotavírus, Tríplice viral, Hepatite A, Hepatite B, Varicela, dTpa, Antirrábica.

Para ter acesso, basta procurar uma UBS com o cartão vacina e documento com foto. Quem não tem cartão vacinal, faz no momento da imunização portando documento com foto, CPF e comprovante de residência.