Em fase final, obra estruturante do Japãozinho já soluciona problemas históricos do bairro

Obras e Urbanização
18/01/2022 16h12

A rotina de poeira, lama e problemas decorrentes da falta de urbanização chegaram ao fim no Japãozinho. A obra de infraestrutura realizada pela Prefeitura de Aracaju transforma a paisagem urbana e a realidade dos moradores da região, que já vivem em um ambiente totalmente reestruturado, com mais dignidade e qualidade de vida.

Em fase final, a obra, executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), concentra-se na conclusão dos passeios em concreto, na finalização da pavimentação asfáltica e na terraplenagem de mais algumas ruas que também serão urbanizadas. 

O projeto, orçado em R$17,5 milhões, fruto de convênio com o Governo Federal, contempla a implantação de iluminação pública com tecnologia em LED. Já estão concluídas a construção das bacias de retenção de águas pluviais e o canal em gabião – espécie muro de pedras empilhadas para contenção de barragens e drenagem de água, com cerca de 170 m², para fortalecer a estrutura, bem como acessibilidade e sinalização vertical e horizontal.
 
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, enaltece o poder transformador de obras estruturantes como a executada no bairro Japãozinho. De acordo com ele, o projeto "muda completamente a vivência das pessoas no local em que elas habitam".
 
"Em vez de uma experiência negativa, com transtornos, elas passam a viver em um espaço digno, da forma que merecem. O Japãozinho é um exemplo disso. Agora, com rede de drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação, o cotidiano de transtornos passa a não existir mais. Foi com o objetivo de melhorar a vida dessas pessoas que iniciamos a obra, e estamos muito satisfeitos com o andamento”, frisa o gestor.