Aracaju inicia fevereiro com recorde na média móvel de casos de covid

Saúde
07/02/2022 16h00

No dia 5 deste mês Aracaju registrou a maior média de casos desde o início da pandemia. Foram 1.025 novos casos na média móvel de sete dias. Antes disso, o pico mais alto de média registrada ocorreu em 11 de janeiro de 2021, com 623 casos.

“No fim de agosto do ano passado, o número de casos caiu drasticamente para uma média de 15 casos, chegando até a três, em meados de novembro. Mas em janeiro deste ano as coisas voltaram a piorar. Com a chegada da variante ômicron e o relaxamento das medidas de segurança por parte da população, constatamos um crescimento da covid como nunca tivemos em Aracaju”, observa a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Para frear o aumento de casos, o Município tem realizado diversas estratégias de detecção e combate ao vírus na capital. Entre elas estão a ampliação de pontos de testagem na Atenção Primária, que chega a 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); a criação de um Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal; aumento de leitos municipais exclusivos para covid de6 para 19, implementação do Filômetro; reformulação do TesteAju apenas para pessoas com sintomas e criação do carro da vacina, que circula nas comunidades com os menores índices de imunização.

“Mas de nada adianta mantermos ou ampliarmos essas medidas se a população não fizer a parte que cabe a ela e não aderir à vacinação. São cuidados básicos que todos já conhecem, mas que temos percebido uma diminuição, com o uso de máscaras em locais fechados; higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%; distanciamento social, principalmente em eventos em locais fechados. Ou seja, precisamos que as pessoas tenham bom senso, pois só assim conseguiremos evitar que a doença vitime ainda mais pessoas”, alerta a secretária.

Testagem
Atualmente, 22 UBSs funcionam das 7h às 17h e realizam o teste das 8h30 às 15h. São elas: Carlos Fernandes (Lamarão); Amélia Leite (Suissa); Irmã Caridade (Aloque); Madre Tereza (Jaboatiana); João Bezerra (Povoado Areia Branca); Eunice Barbosa (Coqueiral); Anália Pina de Assis (Almirante Tamandaré), José Quintiliano (Cidade Nova); Adel Nunes (América); Osvaldo Leite (Sta Maria); João Cardoso (José Conrado de Araújo); João Oliveira Sobral (Santos Dumont); José Augusto Barreto (Japãozinho); Augusto César Leite (Aeroporto); Celso Daniel (Santa Maria); Roberto Paixão (Dezessete de Março); Maria do Céu (Centro); Walter Cardoso (Veneza); Renato Mazze Lucas (Santos Dumont); Lauro Dantas (Bugio); Carlos Hardmam (Soledade) e Osvaldo de Souza (Getúlio Vargas).

Outras 19 UBSs têm horário estendido e funcionam das 7h às 19h, com testagem das 8h30 às 18h, serão: Ávila Nabuco (Médici); Joaldo Barbosa (América); Geraldo Magela (Orlando Dantas); Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Augusto Franco (Augusto Franco); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); José Machado de Souza (Santos Dumont); Santa Terezinha (Robalo); Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente); Francisco Fonseca (Dezoito do Forte); Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Industrial); José Calumby (Jardim Centenário); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Max de Carvalho (Ponto Novo); Fernando Sampaio (Castelo Branco); Cândida Alves(Santo Antônio) e Sinhazinha (Grageru).