Prefeitura promove formação para estagiários e tutores da rede municipal de ensino

Educação
24/02/2022 15h30

A Prefeitura de Aracaju promoveu nesta quinta-feira, 24, a Formação Inicial para Estagiários e Assistentes de Alfabetização. O evento, coordenado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), foi realizado no auditório Antônio Vieira de Melo, bairro Siqueira Campos, e teve duração de quatro horas.

O curso formativo é parte das ações da Semed para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica nos anos iniciais, especificamente para as turmas de 1° e 2° anos. Essa ação faz parte do Plano de Formação Continuada em Serviço de Professores, cujo foco está voltado à recuperação da aprendizagem dos alunos em virtude da pandemia e dos efeitos por ela causados na educação.

O público-alvo são os assistentes de alfabetização do Programa Tempo de Aprender e estagiários do Programa de Tutoria Pedagógica. O coordenador de Ensino Fundamental da Semed, Evilson Nunes, explica que este grupo atuará em 240 turmas de 1° e 2º ano, auxiliando o professor no trabalho com os alunos que apresentam maior dificuldade na aprendizagem. De acordo com ele, esta é uma das primeiras respostas da Prefeitura para o enfrentamento das consequências do período pandêmico na educação na rede municipal.

"Cada turma terá seu assistente, auxiliando os alunos. Esses assistentes estão passando por esta formação inicial, terão um material específico para lidar com os alunos e um acompanhamento das equipes da Semed junto às coordenações pedagógicas das escolas para que a gente consiga ter efetividade nesse trabalho de recuperação das aprendizagens. Este é o primeiro grupo e no mês de março teremos uma nova formação destinada aos profissionais que atuarão nas turmas de 3º e 4º ano. São crianças que, em virtude da pandemia, não tiveram uma relação com a escola e precisam de um trabalho diferenciado", detalha o coordenador.
 
Experiência profissional
Uma das estagiárias que trabalhará neste fortalecimento da aprendizagem entre os alunos da rede é Edilma Pena, graduanda de Pedagogia da Universidade Tiradentes (Unit). Para ela, este momento tem a importância de preparar ainda mais futuros profissionais, como ela, para lidar com o ensino de forma humana e eficaz.

"Para mim está sendo muito motivador. É muito gratificante estar aqui e achei muito interessante a abordagem sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que a gente trabalha bastante para o processo de alfabetização. Além disso, podemos refletir sobre como é importante a motivação e a relação com a criança. Estas estavam muito soltas, no uso de celular, e para isso precisamos usar o lúdico, incentivar a leitura e estreitar a comunicação entre professor e aluno", conta Edilma. 

Alguns dos principais pontos elencados durante a formação estão pautados em conscientizar os estagiários e assistentes de Educação quanto à relevância da sua função em sala de aula e no estabelecimento de uma rotina com a criança. Além disso, o evento apresentou a BNCC e o Currículo de Sergipe, bem como as principais habilidades do processo de aprendizagem dos alunos, alinhadas às propostas da Educação Inclusiva. Os materiais disponíveis nas escolas fazem parte do Programa Municipal de Fortalecimento da Alfabetização (Educaju), para serem trabalhados com os alunos. 

Técnica formadora da Coordenação do Ensino Fundamental (Coef), Valdeci Josefa foi uma das ministrantes da formação. Ela conta que o curso não teve uma temática específica, mas todo o conteúdo é baseado na estrutura de como é o trabalho de ensinar e alfabetizar, trazendo fundamentação teórica no campo da alfabetização e letramento, concepções da alfabetização , hipótese silábicas, psicogênese da língua escrita e tudo que um professor precisa ter como ferramenta para trabalhar em sala de aula.

"Trouxemos tópicos que são fundamentais para o trabalho dos educadores em sala. A partir dos dados apontados através das avaliações diagnósticas, vimos como os professores enfrentarão dificuldades, então vamos trabalhar fundamentações principais como leitura e escrita. Alguns alunos, no início da fase pandêmica, nem passaram por sala de aula. Depois de dois anos, agora no presencial, não adianta entrar no conteúdo do terceiro ano, nesta fase inicial do ensino médio, porque eles não têm a base. Por isso a Semed criou ações estratégicas com as quais estamos trabalhando para que haja auxílio aos docentes em sala de aula", evidencia Valdeci. 

Graciene Carlos atuará como tutora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Laonte Gama da Silva. Ela foi à formação acompanhada da coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Carla Gisele. Segundo ela, essa formação está possibilitando que os educadores e futuros educadores estejam resgatando e aprendendo como passar conhecimento para o aluno e possibilitar o seu desenvolvimento.

"É importante debatermos como ensinar a cada criança com seu amor, buscando o profundo dele para ele extrair o conhecimento da melhor forma. A gente viu métodos para melhor ensinar a criança, como através da musicalização, da leitura, da ludicidade. Essa formação vai poder auxiliar a levar o que aprendo para as crianças e fazer com que elas cresçam no âmbito da alfabetização", expressa a tutora. 

A coordenadora da Emef reforça a opinião de Graciene e destaca que toda a comunidade escolar é beneficiada por este tipo de iniciativa. "Para a escola inteira é uma felicidade estarmos participando. Ela se sente valorizada enquanto profissional e conseguimos aliar a oportunidade com o sentimento de pertencimento. E considerei importante também estar aqui para obter este conhecimento e estar junto a ela, vendo o que está sendo apresentado, como ela está sendo formada e é muito bom este apoio que a Secretaria está dando", ressalta Carla Gisele.

Após a conclusão desta ação, os assistentes e estagiários serão encaminhados às unidades escolares para auxiliarem os professores em sala de aula, no trabalho com os alunos que apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, identificados através dos dados levantados pela avaliação diagnóstica a ser aplicada em todas as escolas com oferta de Ensino Fundamental a partir do dia 10 de março.