Há quatro anos, Serviço de Alerta contribui para a prevenção de riscos em Aracaju

Defesa Civil
26/02/2022 08h00

Implantado na capital sergipana pela Defesa Civil de Aracaju, o Serviço de Alerta por SMS - 40199 completa, neste sábado, 26, quatro anos de contribuição para a prevenção de riscos. O sistema possibilita que a população receba, através de mensagem de texto, no celular, informações antecipadas sobre condições climáticas e outros fenômenos que precisem de maior atenção.

Atualmente, o serviço soma 51.243 cadastros realizados, no município, o que corresponde a 7,80% da população aracajuana. Essa adesão posiciona Aracaju, proporcionalmente, como a capital nordestina com maior número de cadastros registrados, sendo a 5º do Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, o objetivo é que esse número seja ampliado, de maneira que, especialmente os moradores de áreas de risco, possam estar informados sobre a possibilidade de eventos adversos.

"Quanto mais as pessoas aderirem a esse sistema, melhor informada estará a cidade. Isso possibilita que a população possa se precaver e ampliar o estado de atenção, especialmente nas áreas risco. Assim, observada qualquer situação de anormalidade, poderá acionar a Defesa Civil o mais rápido possível, através do número emergencial 199, que funciona 24 horas", frisa o secretário.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, reforça a necessidade de cadastramento aos que ainda não fazem uso dessa ferramenta de informação oficial do órgão. "Esse é um serviço de utilidade pública. Continuamos orientando as pessoas a se cadastrarem para que tenham informações antecipadas, seguras e de forma ágil sobre possíveis eventos adversos de natureza climática ou tecnológica", salienta..

Esse canal foi disponibilizado pelo Governo Federal às cidades brasileiras em outubro de 2017, e se consolidando, desde então, como um importante recurso de comunicação voltado à prevenção de riscos.

Alertas
Em Aracaju, já foram emitidos 1.434 alertas desde a implantação do serviço, dos quais 66 estiveram relacionados à possibilidade de chuva intensa; 10 sobre indicativo de vendaval; 50 por risco de inundação; e 1.281 referentes a doenças infecciosas.

Apenas em 2020, foram encaminhadas 1.076 mensagens diretamente aos celulares dos usuários do Serviço de Alerta por SMS 40199 com informações pertinentes ao período pandêmico. As mensagens foram emitidas por bairro, com os respectivos dados sobre infectados, além das orientações sobre os cuidados a serem adotados.

O secretário Luís Fernando Almeida destaca que esse foi um trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, a partir da integração das equipes da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil, e da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

"Dessa forma buscamos auxiliar e conscientizar a população quanto à necessidade da proteção, do distanciamento, do uso da máscara, do uso do álcool, da higienização constante das mãos, para evitar a contaminação e proliferação do vírus", avalia.

Cadastro
O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuva, maré alta, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção.

"Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. A mesma pessoa pode cadastrar mais de um CEP, caso tenha interesse", frisou o coordenador da Defesa Civil.

Ele acrescenta que diante de qualquer situação de risco a população deve acionar a Defesa Civil, imediatamente, de maneira que sejam adotadas as providências necessárias. "O canal de comunicação disponibilizado para que a população entre em contato com a Defesa Civil é o 199. Nossas equipes atuam em sistema de plantão 24 horas para atender as demandas da população", destaca Sílvio Prado.