O prefeito Edvaldo Nogueira realizou, nesta terça-feira, 8, a entrega oficial do ônibus que levará serviços de Assistência Social para os bairros de Aracaju. O veículo foi cedido pelo Ministério Público Estadual de Sergipe, numa parceria firmada com a gestão municipal e servirá para a execução do programa “Assistência Social Presente”, com ações de busca ativa da população, e como escritório móvel para os projetos executados pela Prefeitura em convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
“É uma iniciativa muito importante, pois é um ônibus todo adaptado, confortável e todo estruturado para que os profissionais da Assistência Social de Aracaju atendam bem a população. Vai servir para que possamos fazer a abordagem social e levar os serviços de Assistência Social aos bairros. É ir ao encontro das pessoas, é fazer a busca ativa. Muitas pessoas não têm condições de ir até a Prefeitura ou, muitas vezes, até desconhecem os serviços, então, elas têm dificuldade de acesso. O ônibus vai permitir que possamos buscar essas pessoas”, explicou o prefeito.
Segundo Edvaldo, com o ônibus, a Prefeitura fará, com mais eficiência e comodidade, o cadastramento das famílias cujas residências se encontram em locais que receberão obras com recursos do BID. “Vamos precisar fazer cadastramento de pessoas para realocação, para melhorar moradia, de modo que esta unidade móvel levará as nossas equipes de Assistência Social para mais perto dessas populações”, detalhou. “Esse ônibus vai ser um grande parceiro das nossas ações, vai ser a Prefeitura ambulante, a Assistência Social indo até as pessoas”, complementou.
O ônibus iniciará suas atividades pelo programa “Assistência Social Presente”, que levará atendimentos às comunidades com maior incidência de extrema pobreza em Aracaju. Já nos dias 15 e 16 de março, o veículo estará no bairro Santa Maria. Mas também irá ao 17 de Março, Lamarão, Olaria, Cidade Nova, Santos Dumont, Porto Dantas e aos bairros que integram a Zona de Expansão. O objetivo é ampliar o acesso dos cidadãos a serviços, programas e projetos socioassistenciais, promovidos pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e pelos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas). Aracaju possui 39 mil famílias em situação de extrema pobreza, sendo 18.734 delas nos bairros por onde o programa iniciará suas ações.
“O ônibus será para dar suporte e comodidade ao próprio usuário da comunidade e dos nossos profissionais que lá atuam. Iremos para locais onde identificamos pessoas que estão no Cadastro Único, que não recebem nenhum tipo de benefício e que também não acessam os nossos equipamentos sociais. O ônibus vai fazer com que a Prefeitura fique cada vez mais perto do cidadão e os profissionais da Assistência Social cada vez mais fora dos muros dos Cras e dos Creas. É um avanço para a Assistência Social. No Santa Maria, começaremos levando ações do Cadastro Único porque estamos muito preocupados com as famílias que, por conta da pandemia, não foram se recadastrar e precisam, a cada dois anos, fazer esse recadastramento para que não percam o benefício”, afirmou a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.