Prefeito Edvaldo: voltar a comemorar o aniversário de Aracaju com as pessoas é muito especial

Agência Aracaju de Notícias
17/03/2022 12h11

Após dois anos, Aracaju voltou a celebrar, nesta quinta-feira, 17, o aniversário de transferência da capital. As comemorações pelos 167 anos da cidade se iniciaram com a tradicional Missa em Ação de Graças, na Colina do Santo Antônio, conduzida pelo arcebispo emérito Dom José Palmeira Lessa. O prefeito Edvaldo Nogueira destacou que, "poder voltar a comemorar o aniversário de Aracaju, mesmo que de maneira limitada, em virtude da pandemia, é muito especial". Ao final do evento religioso, o gestor da capital realizou a cerimônia em homenagem ao fundador da cidade, Inácio Barbosa, com a aposição de flores no monumento que leva o seu nome, localizado na praça do Mini-Golfe.

"É uma alegria imensa poder estar aqui novamente, comemorando com os aracajuanos o aniversário da nossa capital. Embora ainda seja de forma limitada, por causa da pandemia, estamos começando a retomar de maneira muito especial, agradecendo a Deus pelo trabalho que fizemos no combate à pandemia, rezando pelas pessoas que perderam entes queridos, e comemorando as vitórias que conquistamos nestes últimos anos para a melhoria da qualidade de vida. Temos grandes vitórias em todas as áreas e são vitórias de um trabalho de soerguer e de tornar a nossa cidade cada vez melhor, mais bela e mais inclusiva. Aproveito para reafirmar o meu compromisso de tornar a nossa cidade cada vez melhor", frisou Edvaldo, que estava acompanhado da primeira-dama, Danusa Silva.

A vice-prefeita Katarina Feitoza ressaltou que "comemorar o aniversário da capital em 2022, acende a esperança por dias melhores". "Apesar de todos os problemas enfrentados na pandemia, Aracaju não parou de crescer. É uma menina linda, que vem desabrochando a cada dia, e estamos aqui, lutando e trabalhando para que ela se torne, a cada dia, uma cidade melhor para aqueles que vivem nela", enfatizou.

Responsável pela condução da missa, o arcebispo emérito Dom José Palmeira Lessa lembrou que a celebração pelos 167 anos da cidade "é um dia júbilo e de agradecimentos a Deus". "Todos devem se alegrar com esse aniversário. Que os homens públicos deste estado e capital tenham sempre na mente o devido amor que a esta cidade deve ser devotado, traduzindo-se na adequada prestação dos serviços públicos. Com a graça de Deus, Aracaju completa 167 anos. O antigo arraial de Santo Antônio de Aracaju, se tornou capital", afirmou.

Homenagem

Da Colina do Santo Antônio, o prefeito e demais autoridades seguiram para a praça do Mini-Golfe. No local, Edvaldo deu início às homenagens a Inácio Barbosa, com o hasteamento da bandeira. Em seguida, houve o acendimento da pira pelo gestor municipal e pelo aluno da Escola Municipal Manoel Bonfim, que é campeão sergipano de handebol, Mateus Almeida, seguido da aposição de flores, no monumento em reverência ao fundador da cidade, com o acompanhamento da Guarda Municipal e uma salva de tiros feita pelo Grupo de Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Em seu discurso, Edvaldo destacou a importância do ato simbólico. O gestor também relembrou sua história com a cidade e enalteceu seu comprometimento, como prefeito, no quarto mandato, "para tornar Aracaju uma cidade cada vez melhor". "Larguei medicina para entrar na política e foi aqui, com todo o meu carinho, que decidi que ia dedicar o melhor de mim, o meu trabalho e, acima de tudo, o meu amor, para que Aracaju fosse a capital de qualidade de vida do nosso país. E tenho a felicidade de estar no meu quarto mandato como prefeito, trabalhando diuturnamente por este objetivo", reafirmou.

As solenidades contaram com as presenças do senador Rogério Carvalho; dos deputados federais Fábio Mitidieri e João Daniel; do deputado estadual, Zezinho Sobral; do presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho Vitale; dos vereadores Binho pelo Social, Ricardo Vasconcelos; Manoel Marcos; Vinicius Porto; Antônio Bittencourt; Pastor Diego; do comandante do 28º Batalhão de Caçadores, tenente Leandro Pimentel; do comandante do Destacamento Aéreo, capitão Luis Humberto Macedo Teles; do capitão de Fragatas da Capitania dos Portos de Sergipe, Luciano Rodrigues; e de secretários municipais.