Equipes da Prefeitura atuam contra danos causados pelas chuvas nesta quinta-feira, 17

Agência Aracaju de Notícias
17/03/2022 17h46

Com o objetivo de reduzir os transtornos ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram a capital nesta quinta-feira, 17, as equipes da Prefeitura de Aracaju atuaram durante todo o dia, desde as primeiras horas da manhã, monitorando possíveis pontos de alagamentos em ruas, avenidas e canais, e potenciais áreas de risco. De acordo com informações da Defesa Civil de Aracaju, a previsão atual é de chuva durante toda a madrugada e início da manhã desta sexta-feira, 18.


Até o momento, com uma precipitação de 50mm em oito horas, foram registradas três ocorrências, relacionadas a danos em residências nos bairros Lamarão, Porto Dantas e Santos Dumont.

A Secretaria Municipal da Assistência Social foi acionada, identificando as situações de riscos das famílias afetadas pelas chuvas e fazendo os encaminhamentos necessários. Duas famílias foram conduzidas aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para os encaminhamentos. Uma delas, devido a interdição da residência, será inserida no Auxílio Moradia.

A secretária da Assistência Social, Simone Santana, destaca os atendimentos realizados durante as ocorrências. "Fomos acionados pela Defesa Civil sobre uma ocorrência de uma casa em risco de desabamento. Estivemos no local, fizemos todos os encaminhamentos para a família que vai ser assistida nos próximos dias pela secretaria no Cras do território. Além dessa demanda, também tivemos no Porto Dantas e no Lamarão, onde as famílias também estão sendo acompanhadas pela Prefeitura", diz.

De acordo com o major Sílvio Prado, coordenador de Defesa Civil de Aracaju, as interdições foram necessárias devido aos riscos de desabamento. "Tivemos três ocorrências relacionadas às chuvas, sendo duas com risco de desabamento e outra com inundação de terreno. As duas ocorrências precisaram de interdição e intervenção da Assistência Social para fazer o acolhimento das famílias, porque tivemos que interditar essas duas residências já que se apresentavam como edificações vulneráveis. Houve uma residência com desabamento total de um muro, em que houve o descalçamento da base e foi necessária a interdição. Na outra residência, houve apenas infiltrações, recalques diferenciais na estrutura em que há menos riscos, de qualquer forma, notificamos para que as pessoas saíssem enquanto as chuvas permanecessem", explica.

Para além das ocorrências, a força de trabalho esteve em canais como o Lourival Batista, Airton Teles e Santa Maria, de forma a assegurar a manutenção do sistema de drenagem, assim como no loteamento Paraíso do Sul e na Avenida Coelho Campos.

Um novo alerta sobre a continuidade das chuvas foi disparado por SMS, 40199, informando antecipadamente aos aracajuanos cadastrados sobre condições climáticas e outros fenômenos que precisem de maior atenção.