Gestores de Tecnologia da Informação debatem rumos do setor na gestão municipal

Planejamento e Orçamento
21/03/2022 17h30

Reforçar a união dos responsáveis pelas coordenadorias de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Aracaju, no sentido de proporcionar mais praticidade e agilidade aos serviços realizados por esses setores. Essa foi a proposta do primeiro Encontro de Gestores de TI realizado nesta segunda-feira, 21, no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

De acordo com o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio Oliveira, um dos principais objetivos foi alinhar e definir estratégias, além de estabelecer protocolos para melhorar o desempenho dos setores de TI da administração municipal.

“A tecnologia tem um papel de protagonismo na atual gestão, fazendo parte direta ou indiretamente de diversos projetos estratégicos. Só o investimento em tecnologia não seria suficiente. Por isso, estamos investindo na estruturação de nossas equipes, e redesenhando nossos processos e fluxos, como otimização de ferramentas tecnológicas, para agregar ganho produtivo, resolutividade e melhoria no trabalho interno e nos serviços prestados à população”, explicou o secretário.

Segundo o coordenador-geral de Tecnologia da Informação (Cogetin), Cláudio Luiz da Silva, os gestores da área de Tecnologia da Informação assumem grandes responsabilidades, na medida em que seus setores são demandados, e o encontro é uma forma de aproximar ainda mais esses profissionais. “Quase sempre, para todos os projetos realizados pela Prefeitura, os serviços de TI são utilizados de alguma maneira”, destacou.

Claudio também pontuou que a ideia de reunir todos os coordenadores de TI visou alinhar a maneira como cada secretaria pode responder às solicitações dos seus setores. Além disso, ressaltou, é uma forma de aproximá-los para discutir os projetos estruturantes que a Prefeitura desenvolve e conhecer as particularidades de cada órgão.

“Essa é mais uma ferramenta que a gente vai utilizar para poder otimizar ainda mais o trabalho das coordenadorias de TI no Município e começar a introduzir as boas práticas de gestão, para que a gente possa melhorar cada vez mais os investimentos, os resultados, e para que possamos atender melhor o cidadão”, detalhou o chefe da Cogetin.

Representante da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Caio Davinis Melo Silva disse que esse tipo de encontro causa um efeito futuro positivo. “Esse alinhamento de comunicação resultará em muito fruto a ser colhido, pois a gente conseguirá eliminar diversos impasses e, consequentemente, avançar de forma significativa nesse sentido”.

Adson Gomes de Oliveira, responsável pelo setor de TI da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), enfatizou que um encontro como esse, realizado pela Seplog, é basilar no sentido de evitar que a Prefeitura repita esforço, pois há muita demanda e curto espaço de tempo para a efetivação do atendimento nas repartições. “É uma ação extremamente valorosa, porque visa a equalização, além de trazer todo mundo para o mesmo nível de discussão”, destacou.

Por sua vez, o representante da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Bruno Leonardo Freitas de Andrade, observou que a proposta apresentada pela Cogetin, como melhoria nos processos de Gestão de TI, "serviu para melhorar ainda mais a gestão estratégica da Prefeitura que, com certeza, irá dar um salto tecnológico na gestão dos seus recursos, além de entregar ainda mais benefícios para a população como um todo”.

Novo encontro
O segundo encontro de Gestores de TI, previsto para ser realizado em setembro deste ano, deve contar com uma programação diversificada, com palestras, sempre a proposta de atualização dos profissionais dessa área.