Corrida Cidade de Aracaju atrai atletas de outros estados e movimenta turismo local

Agência Aracaju de Notícias
24/03/2022 10h11

Uma das mais importantes corridas de rua do país, a Corrida Cidade de Aracaju chega à sua 37ª edição com uma marca histórica: cinco mil atletas inscritos para participar da prova, uma competição realizada em comemoração ao aniversário de fundação da cidade, que completou 167 anos no último dia 17.

Do total de inscritos, mais de 900 são atletas de outros estados, os quais virão à cidade para competir e, consequentemente, movimentarão diversos segmentos da cadeia produtiva do turismo local. A prova será realizada na tarde deste sábado, dia 26, em três trajetos, sendo o maior deles, de 24 km, iniciado na antiga capital, a cidade histórica de São Cristóvão.

Para o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, a vinda desse público "fortalece o turismo".  "Se for considerado um acompanhante com cada um desses 902 atletas, serão 1,8 mil turistas ocupando nossa rede hoteleira, apreciando a qualidade dos nossos bares e restaurantes, pegando táxi, comprando em nosso comércio, ou seja, um evento de grande importância para alavancar o turismo na cidade”, observa o gestor.

Da cidade de Tanquinho, Bahia, Evalton Menezes, atleta de 48 anos, diz que o fator histórico que a corrida carrega só a deixa ainda mais especial. Inscrito para participar pela décima vez da competição, concorrendo na prova de 24 km, ele diz estar focado para "tentar fazer um bom ritmo no início da prova e fazer o melhor de mim, para finalizar com um bom tempo e, quem sabe, subir ao pódio”.

Aos 53 anos de idade, o atleta Jailson Vieira, da cidade de Juazeiro, na Bahia, é mais um dos que virá a Aracaju para participar da competição. Ele competirá pela oitava vez e disputará no trajeto de 10 km.

“Desde 2020 já venho com treinos de base. A minha cidade é muito plana, então tenho que ir para outra cidade para tentar simular o trajeto da prova de Aracaju. ”Depois de dois anos, a ansiedade em realizar a corrida está presente cada vez mais, minhas expectativas é de conseguir mais um pódio”, diz.

Para o atleta de alto rendimento Marcos Antônio Pereira, de 43 anos, o trajeto da prova e os adversários são um desafio, além da premiação e a torcida acolhedora dos aracajuanos. Morador de Garanhuns, Pernambuco, ele participará pela vigésima vez da prova. “Minhas expectativas são as melhores, já venci a corrida antes, já fiquei entre os cinco melhores várias vezes, e tentarei ir ao pódio novamente”, planeja.

A corredora de 43 anos Vanderli Santiago participará este ano pela primeira vez da competição. Cearense de Caucaia, ela diz que ama correr e une isso a outra paixão que é o turismo. Conhecedora da história que faz alusão à corrida, ela se mostra ansiosa para conhecer as belezas da capital sergipana pessoalmente. “Torcendo para que tudo volte ao normal e que os eventos retornem com força total com toda a segurança fazendo uma grande festa de corredores”, afirma.