Aracaju é primeira do Nordeste e sexta do país no Índice de Concorrência dos Municípios

Planejamento e Orçamento
25/03/2022 15h24

Aracaju ficou em primeiro lugar do Nordeste e sexto do país no Índice de Concorrência do Municípios (ICM), ferramenta do Ministério da Economia (ME) para avaliar as boas práticas de gestão dos municípios brasileiros. Os resultados foram apresentados em cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), com transmissão ao vivo através do canal do ME no YouTube.

O índice é uma iniciativa do Ministério da Economia, sob a coordenação da Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (Seae) da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec).

O objetivo é que o ICM seja uma ferramenta para que os municípios apresentem e compartilhem dados referentes a boas práticas de gestão, servindo, também, como um norteador para o planejamento de futuras ações de cada cidade. Esta foi a primeira vez que o levantamento foi realizado.  

Participaram da avaliação, ao todo, 61 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes. Aracaju teve nota 534, a melhor performance na pontuação do Nordeste e a sexta melhor do país, superando também a nota média nacional, que foi 473,1.

Para o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, esse resultado expressivo é o reflexo da eficiência da administração da capital sergipana.

"Nossas ações de modernização administrativa levaram mais conforto e comodidade aos cidadãos, dando mais agilidade, reduzindo significativamente o tempo de serviço e melhorando o fluxo dos processos. Ficar em primeiro lugar no Nordeste, à frente de grandes cidades, como Fortaleza, Recife e Salvador, mostra que a Prefeitura de Aracaju vem desempenhando boas práticas de gestão, refletidas nos índices positivos diagnosticados pelo Ministério da Economia", avalia o secretário.

O ICM pode ser utilizado pelas administrações para o desenvolvimento de políticas públicas, melhoria no serviço prestado pelo município, possibilitando, também, novas perspectivas para o aumento de investimentos e de geração de renda. Com a avaliação desses dados, a gestão pode identificar possíveis gargalos que necessitem de mais atenção, além de melhorar cada vez mais os aspectos positivos.  

O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, destaca que o resultado ratifica o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura para o desenvolvimento da cidade. "Esse índice mostra que nós evoluímos substancialmente na questão da melhoria do ambiente para realização de negócios, no incentivo à cultura empreendedora, no ambiente geral que faz com que Aracaju se torne uma cidade possível de ser escolhida para a chegada de novos negócios e grandes empreendimentos. O ICM mostra que nós estamos no caminho certo ao reduzir burocracia, simplificar procedimentos, melhorar nossa legislação, investir em tecnologia e em soluções digitais e apoiar o empreendedorismo aqui em nossa cidade", analisa.

Metodologia
Para chegar ao diagnóstico, o Índice de Concorrência do Municípios utilizou uma metodologia baseada na análise de indicadores estatísticos e questionário técnico. Cada ente federativo preencheu um questionário com 453 perguntas sobre diversos aspectos da administração municipal, como economia, infraestrutura e serviços urbanos, mobilidade, meio ambiente, entre outros temas.

"Só conseguimos fazer esse levantamento graças a um trabalho técnico desenvolvido de forma intersetorial, como é de costume da Prefeitura de Aracaju, com a colaboração de todas as secretarias e órgãos envolvidos nos temas abordados no questionário", ressalta o secretário Augusto Fábio.

Para acessar o relatório completo do ICM, clique aqui.