Prefeitura reforça importância da atividade física para a saúde no pós-covid

Saúde
29/03/2022 11h30

Dois anos após o início da pandemia, já se sabe que o paciente que encara a síndrome pós-covid tem sua rotina voltada ao tratamento. Neste caso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a prática da atividade física e da fisioterapia como formas para o processo de recuperação dos danos causados pela doença.

O coronavírus desencadeia um processo inflamatório exacerbado que leva a diversas consequências e diferentes sintomas. Pacientes da síndrome pós-covid podem apresentar dor no peito, alterações respiratórias, trombose, embolia, cansaço, mialgia (dores musculares), cefaleia (dor de cabeça), alopecia (perda de pelos do corpo) e até questões psicológicas.

Diante disso, a referência técnica do Programa Academia da Cidade (PAC), Aline Guimarães, reforça que a prática de exercícios físicos, quando feita de maneira regular, previne e auxilia no tratamento de uma série de doenças. 

“A condição pós-covid, para alguns, exige exercícios de baixo impacto. Os exercícios físicos de baixo impacto que recomendo para as pessoas que estão no pós-covid são caminhadas com intensidade leve ou moderada, corridas leves e bicicleta. Contudo, é preciso alertar que a escolha dos exercícios depende se o indivíduo era ativo ou não antes de contrair a doença”, explica.

O Programa Academia da Cidade visa incentivar a prática de atividades físicas e promover saúde para a população do munícipio. Em Aracaju o PAC está funcionando em nove pólos: nos bairros Bugio, América, Farolândia, 18 do Forte, Santa Maria, Jabotiana, Santos Dumont, Luzia e Cirurgia. Nesses polos, as aulas do PAC são realizadas de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 7h30, e no turno da tarde, das 15h30 às 17h30. 
 
Fisioterapia respiratória
 
Em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit), a Prefeitura de Aracaju disponibiliza atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de fisioterapia respiratória no Centro de Saúde Ninota Garcia.

“O usuário que por indicação médica precise do atendimento no Ninota Garcia deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) fazer a marcação, via sistema, apresentando o encaminhamento e a justificativa médica para solicitação. Todo este procedimento é regulado pela SMS”, explica a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), Sony Petris

Os atendimentos para fisioterapia respiratória são realizados em todas as patologias de demanda da pneumologia, como pacientes pós-alta de pneumonia, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e também algumas patologias, que são associadas com problemas ventilatórios, como paralisia cerebral, AVC e também no pós-reabilitação da covid-19. 

“A covid é uma doença muito limitante que às vezes pode deixar sequelas, comprometendo a qualidade de vida. Os pacientes que tiveram algum tipo de distúrbio sistêmico devido ao coronavírus precisam de cuidados. Assim, é realizada uma avaliação para encontrar a causa dos acometimentos. No Ninota Garcia é traçado individualmente a melhor forma para fisioterapia respiratória”, orienta Sony.