Com redução de casos, Prefeitura altera funcionamento do Centro de Síndrome Gripal

Saúde
30/03/2022 14h30

Diante da queda nos números de novos casos confirmados e, consequentemente, da redução da procura por atendimento para síndromes gripais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reformulou o horário de funcionamento do Centro de Triagem e Atendimento a Síndrome Gripal.

A partir desta quinta-feira, 31, a unidade, que atende exclusivamente pacientes com sintomas gripais, passará a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (recepcionando e realizando coleta até às 18h), e estará fechada aos finais de semana. As Unidades de Pronto Atendimento Fernando Franco e Nestor Piva seguem ofertando esse tipo de atendimento em regime de plantão 24 horas, todos os dias.

O Centro de Síndrome Gripal iniciou os atendimentos em 26 de janeiro. Desde então, a unidade já realizou 5.439 atendimentos. Comparando o mês de janeiro, quando foram realizados 1.920 atendimentos, e o mês de março, com 605 pessoas atendidas, registra-se uma queda de 68,4% na procura pelo serviço.

Na procura por atendimento aos sábados e domingos, em fevereiro, a média foi de 432 pessoas atendidas, enquanto em março, a média foi 30 atendimentos nos finais de semana, o que representa uma queda de 93%.

“Reformulamos esse fluxo, mas mantemos o atendimento a toda a população aos finais de semana nos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva. As pessoas que apresentarem sintomas gripais podem buscar atendimento tanto no Centro de Triagem, quanto nas Unidades Básicas de Saúde [UBSs], onde, além da testagem, recebem medicação para continuação do tratamento em casa, se necessário”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

Para os quadros com sintomas mais graves, o atendimento é realizado nas urgências do Fernando Franco e do Nestor Piva.

Dados
Em fevereiro, a Secretaria Municipal da Saúde contabilizou 38.333 atendimentos de síndrome gripal em UBSs, hospitais municipais e Centro de Síndrome Gripal. Já em março, foram 22.543, o que representa uma diminuição de 41,1% nos atendimentos. A queda tem relação com o índice de vacinação da capital: 568.863 pessoas já receberam primeira dose; 507.414 pessoas receberam segunda dose e 270.991 receberam a dose de reforço.

Quando se compara a semana atual com os último sete dias, o número de casos novos/dia por semana apresenta uma queda de 84,21%. Já a taxa de positividade teve uma diminuição de 36,36%.

TestAju
Além da testagem nas unidades de saúde, o cidadão residente em Aracaju também tem acesso a esse serviço por meio do TestAju, que funciona as segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30, com distribuição de senhas limitadas. Nesta sexta-feira, 1º de abril, a equipe de testagem estará na Associação de Moradores do conjunto Santa Lúcia, no bairro Jabotiana.