Comissão de Acompanhamento de Obra visita praças em construção no 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
06/04/2022 16h30

Os moradores e líderes comunitários dos bairros Santa Maria e 17 de Março, membros da Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO), visitaram nesta quarta-feira, 6, as praças 02 e 08, as quais estão sendo construídas pela Prefeitura de Aracaju no 17 de Março, a partir do Programa de Requalificação Urbana da Região Oeste de Aracaju – Construindo para o Futuro”.

Paralelo às construções das obras, o Projeto de Trabalho Social (PTS), acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP) da Secretaria Municipal da Assistência Social, realiza um trabalho social junto às comunidades beneficiadas pelos investimentos do programa, cujo objetivo é garantir os direitos sociais a partir de ações socioeducativas e mobilizações comunitárias a fim de fomentar a conservação patrimonial dos equipamentos socioassistenciais que serão construídos e revitalizados nos dois bairros.

De acordo com a assistente social responsável técnica pelo Sistema de Reclamações e Queixas do PTS, Tereza Cristina Oliveira, a atividade de visita aos canteiros de obra corresponde ao eixo “Mobilização, Organização e Fortalecimento Social”.

“Durante a visita às praças, verificamos o andamento das construções, sanamos as dúvidas da Comissão e fizemos alguns questionamentos. São moradores e instituições da comunidade que exercem a participação social de maneira efetiva. Identificamos algumas mudanças na planta dos projetos que serão debatidas em reunião junto à Empresa Municipal de Obras e Urbanização, a Emurb, com o intuito de beneficiar a população”, explica.

O profissional responsável por fiscalizar as obras é engenheiro e fiscal da Emurb, Jonathan Rodrigues. Nas visitas de hoje, a CAO foi acompanhada pelo engenheiro civil da construtora responsável pela execução das obras, Danyelson Leite. As obras visitadas devem ser finalizadas nos próximos meses. “Precisamos fazer algumas adequações que surgiram durante as construções. A participação da população, desde a fase de elaboração do projeto até a execução, é fundamental porque estamos fazendo para eles usufruírem. São eles que cuidarão dos espaços”, destaca

Praças

As novas praças contarão com quiosques, pista para caminhada, lombofaixa, rampas de acessibilidade, parques infantis adaptados às crianças com deficiência, quadra poliesportiva, arquibancada, bancos, canteiros com gramas, mesas e bancos com tabuleiros de xadrez, caixa de areia e equipamentos para a primeira infância (de zero a seis anos) que estimulam o desenvolvimento infantil.

A bombeira civil e administradora Carla Patrícia é moradora do bairro 17 de Março e integra a Comissão há quase dois anos. Ela destaca que a CAE funciona como espaço para discutir o que precisa ou não ser feito, e apresentar sugestões.

"Sou grata em poder participar porque é muito importante. É uma forma de eu saber o que acontece dentro da minha comunidade e repassar as informações para os meus vizinhos. As pessoas acabam me procurando para saber informações sobre as obras  e eu gosto de me envolver em ações que beneficiam todos à minha volta. Sempre levo meu filho para as praças e explico que devemos cuidar porque é nosso patrimônio, sempre o orientando a preservar as benfeitorias no bairro”, conta.

A representante do Centro De Integração Raio de Sol (Ciras), Mônica Menezes, é suplente na CAO e entende como necessária a participação da comunidade junto à gestão municipal.

“A maioria dos nossos usuários são moradores dessas áreas e a praça modelo da primeira-infância é de suma importância para trabalharmos a reabilitação das pessoas com deficiência, principalmente daquelas que possuem o Transtorno do Espectro Autista porque o espaço permite o estímulo sensorial através dos equipamentos. O nosso papel é analisar o que está sendo feito, fazer proposições e encaminhá-las à Secretaria da Assistência Social para a possível viabilidade das mudanças propostas”, afirma.